Wisedat Gestão de Projetos

O Wisedat Gestão de Projetos/Obras permite uma gestão rigorosa de toda a documentação relacionada com uma obra ou projeto, desde a fase de orçamentação, encomendas, passando pelas compras e vendas.

Criar Projeto

Para criar um novo projeto, no navegador lateral aceda a Gestão de Projetos | Obras/Projetos, clique em Novo e preencha os campos apresentados.

Projeto Indique o código e designação do projeto.
Data de início Data em que o projeto inicia.
Data conclusão Caso pretenda incluir a data de conclusão do projeto, selecione a opção e insira a data.
Cliente Selecione o cliente, ou crie o cliente através do drill-down e posteriormente faça essa indicação.
Responsável Selecione o responsável/vendedor, ou crie através do drill-down e posteriormente faça essa indicação.
Observações Introduza informações acerca do projeto, como por exemplo, parcerias.

Emissão de documentos

A emissão de documentos pode ser efetuada a partir da área de Gestão de Projetos, na barra de tarefas clique em Novo documento.

Em alternativa selecione o projeto, clique com o botão direito do rato e escolha a opção Painel de informações, clique no ícone + para emitir o documento pretendido.

Estado do documento

No editor dos documentos tipo cotação, pode selecionar o estado do documento, irá encontrar as seguintes opções :

Aguarda cotação Está em falta uma cotação relativo a um ou mais itens do documento.
Em apreciação Por omissão, é esta a opção selecionada, por exemplo, carece de um parecer final do cliente ou fornecedor.
Aprovado/pendente Ao selecionar esta opção, o valor do documento irá ser equacionado no projeto.
Rejeitado/Anulado Caso anule o documento, esta opção é automaticamente selecionada.
Transformado Aquando da conversão do documento esta opção é selecionada automaticamente, ao converter o documento, num documento financeiro ou encomenda.

Conversão de documentos

Pode por exemplo, converter documentos como guias, orçamentos ou faturas pró-forma em encomendas ou faturas. No Painel de informações selecione o documento, com o botão direito do rato aceda ao menu de contexto e escolha a opção Editar.

Na barra de tarefas do documento, abra o menu Operações, escolha a opção Faturar, por fim selecione o documento de destino.

1. Clique em converter;
2. Faça Gravar e sair.

Liquidações

Ao efetuar a liquidação irão surgir os valores pendentes, pode liquidar o total ou parte do valor, selecionar o/os documentos a liquidar, assim como escolher o meio de pagamento.

Avenças

Quando associa uma avença a um Projeto pode visualizar o valor das avenças processadas através da grelha do projeto.

Saiba mais Emitir uma Avença.

Encomendas de clientes

Quando efetua uma encomenda de cliente, é possível verificar o stock do artigo, pode encomendar e reservar a quantidade que desejar, assim quando realizar uma venda ou encomenda, a quantidade reservada estará cativa ao cliente em questão.

Encomendas a Fornecedores

As encomendas a fornecedores também podem ser realizadas através do Painel de informações. No entanto, caso pretenda realizar uma encomenda tendo por base as encomendas efetuadas pelos clientes, utilize o assistente Encomendas a fornecedores e associe o documento ao projeto.

Saiba mais Encomendas a fornecedores.

Painel de Informações

Através desta painel tem acesso a toda a informação do projeto, aqui encontra todos os documentos emitidos, movimentos de stock , relação compras/vendas e as contas correntes de clientes/fornecedores.

Documentos Clientes

Nesta área pode visualizar todos os documentos emitidos ou emitir novos documentos, clicando no ícone +, assim como aceder ao Extrato de conta corrente do cliente.

Documentos Fornecedores

Visualize todos os documentos emitidos ou emitir novos documentos, clicando no ícone +. Nesta área é possível aceder ao Extrato de conta corrente de fornecedores, de forma a apurar rapidamente as contas liquidadas e por liquidar.

Também pode efetuar entrada de compras associando um projeto no documento, ou associando um projeto por cada linha do documento. Para associar um projeto por linha, clique na linha e selecione a opção Outros campos linha e associe um projeto.

Inventário

Movimento de stock

É possível visualizar todos os movimentos de stock realizados no âmbito do projeto, ou emitir novos documentos de stock, de acordo com o indicado anteriormente.

Na movimentação de stocks é possível atribuir um projeto ao documento ou atribuir um projeto por cada linha da grelha. Na coluna Projeto, pressione F4 para aceder à lista de projetos.

Relação Entradas/Saídas

Neste painel irá encontrar uma relação entre Entradas/Saídas, que irá permitir apurar o total do custo do projetos:

  • Quantidades de entrada/saída;
  • Preço entrada/saída;
  • Diferença entre quantidades;
  • E a diferença de valores entre o valor de aquisição e venda.
Análise da rentabilidade

A partir desta área é possível apurar os valores a receber e a pagar, desta forma consegue perceber rapidamente os valores pendentes e os valores a liquidar.

Tabela

Na tabela do canto superior direito pode consultar os totais de movimentos de débito e crédito, relativos a clientes/fornecedores, o valor total em conta corrente, também pode consultar o valor total de vendas/compras, de encomendas, guias de transporte e orçamentos.

INFO

Para aceder ao Painel da entidade/cliente e visualizar todos os movimentos, conta correntes, emitir documentos, efetuar liquidações etc, clique em na opção Info.

Anexos

No topo da tabela encontra a opção, Anexos. Através desta tabela pode anexar diversos ficheiros e imagens.

Leia o artigo no nosso Blog acerca deste tema.

 WISEDAT Comercial    
top