Wisedat Gestão de Projetos

O Wisedat Gestão de Projetos/Obras permite uma gestão rigorosa de toda a documentação relacionada com uma obra ou projeto, desde a fase de orçamentação, encomendas, passando pelas compras e vendas.

Criar Projeto

Para criar um novo projeto, no navegador lateral aceda a Gestão de Projetos | Obras/Projetos, clique em Novo e preencha os campos apresentados.

Projeto Indique o código e designação do projeto.
Data de início Data em que o projeto inicia.
Data conclusão Caso pretenda incluir a data de conclusão do projeto, selecione a opção e insira a data.
Cliente Selecione o cliente, ou crie o cliente através do drill-down e posteriormente faça essa indicação.
Responsável Selecione o responsável/vendedor, ou crie através do drill-down e posteriormente faça essa indicação.
Observações Introduza informações acerca do projeto, como por exemplo, parcerias.

Emissão de documentos

A emissão de documentos pode ser efetuada a partir da área de Gestão de Projetos, na barra de tarefas clique em Novo documento.

Em alternativa selecione o projeto, clique com o botão direito do rato e escolha a opção Painel de informações, clique no ícone + para emitir o documento pretendido.

Estado do documento

No editor dos documentos tipo cotação, pode selecionar o estado do documento, irá encontrar as seguintes opções :

Aguarda cotação Está em falta uma cotação relativo a um ou mais itens do documento.
Em apreciação Por omissão, é esta a opção selecionada, por exemplo, carece de um parecer final do cliente ou fornecedor.
Aprovado/pendente Ao selecionar esta opção, o valor do documento irá ser equacionado no projeto.
Rejeitado/Anulado Caso anule o documento, esta opção é automaticamente selecionada.
Transformado Aquando da conversão do documento esta opção é selecionada automaticamente, ao converter o documento, num documento financeiro ou encomenda.

Conversão de documentos

Pode por exemplo, converter documentos como guias, orçamentos ou faturas pró-forma em encomendas ou faturas. No Painel de informações selecione o documento, com o botão direito do rato aceda ao menu de contexto e escolha a opção Editar.

Na barra de tarefas do documento, abra o menu Operações, escolha a opção Faturar, por fim selecione o documento de destino.

1. Clique em converter;
2. Faça Gravar e sair.

Liquidações

Ao efetuar a liquidação irão surgir os valores pendentes, pode liquidar o total ou parte do valor, selecionar o/os documentos a liquidar, assim como escolher o meio de pagamento.

Avenças

Quando associa uma avença a um Projeto pode visualizar o valor das avenças processadas através da grelha do projeto.

Saiba mais Emitir uma Avença.

Encomendas de clientes

Quando efetua uma encomenda de cliente, é possível verificar o stock do artigo, pode encomendar e reservar a quantidade que desejar, assim quando realizar uma venda ou encomenda, a quantidade reservada estará cativa ao cliente em questão.

Encomendas a Fornecedores

As encomendas a fornecedores também podem ser realizadas através do Painel de informações. No entanto, caso pretenda realizar uma encomenda tendo por base as encomendas efetuadas pelos clientes, utilize o assistente Encomendas a fornecedores e associe o documento ao projeto.

Saiba mais Encomendas a fornecedores.

Painel de Informações

Através desta painel tem acesso a toda a informação do projeto, aqui encontra todos os documentos emitidos, movimentos de stock , relação compras/vendas e as contas correntes de clientes/fornecedores.

Documentos Clientes

Nesta área pode visualizar todos os documentos emitidos ou emitir novos documentos, clicando no ícone +.

Documentos Fornecedores

Visualize todos os documentos emitidos ou emitir novos documentos, clicando no ícone +. Também pode efetuar entrada de compras associando um projeto no documento, ou associando um projeto por cada linha do documento.

Para associar um projeto por linha, clique na linha e selecione a opção Outros campos linha e associe um projeto.

Inventário

Movimento de stock

É possível visualizar todos os movimentos de stock realizados no âmbito do projeto, ou emitir novos documentos de stock, de acordo com o indicado anteriormente.

Na movimentação de stocks é possível atribuir um projeto ao documento ou atribuir um projeto por cada linha da grelha. Na coluna Projeto, pressione F4 para aceder à lista de projetos.

Relação Entradas/Saídas

Neste painel irá encontrar uma relação entre Entradas/Saídas, que irá permitir apurar o total do custo do projetos:

  • Quantidades de entrada/saída;
  • Preço entrada/saída;
  • Diferença entre quantidades;
  • E a diferença de valores entre o valor de aquisição e venda.

Tabela

Na tabela do canto superior direito pode consultar os totais de movimentos de débito e crédito, relativos a clientes/fornecedores, o valor total em conta corrente, também pode consultar o valor total de vendas/compras, de encomendas, guias de transporte e orçamentos.

INFO

Para aceder ao Painel da entidade/cliente e visualizar todos os movimentos, conta correntes, emitir documentos, efetuar liquidações etc, clique em na opção Info.

Anexos

No topo da tabela encontra a opção, Anexos. Através desta tabela pode anexar diversos ficheiros e imagens.

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