Entidades Associadas

A partir do WISEDAT Comercial é possível associar diversas entidades através das Fichas de: Clientes, Fornecedores, Outros Credores ou Devedores. Isto é, existe a possibilidade de associar organismos e posteriormente fazer uma regularização/compensação (encontro de contas) entre duas ou mais entidades.

Liquidar/regularizar a conta corrente pode revelar-se mais complexo, pois tem pagamentos a liquidar, mas também pagamentos a cobrar. Para agilizar este processo, a WISEDAT possui uma funcionalidade que o irá ajudar a regularizar as contas deste tipo de clientes. Assim, quando tiver que Regularizar as Contas o processo torna-se muito mais simples, através da emissão de um documento, pode incluir por exemplo, documentos de clientes e fornecedores, desde que se encontrem associados.

Veja-se o exemplo, a empresa Construções Lda, tem o cliente Herdeiros Simão Meira Lda, que fornece também alguns materiais de construção, como os devo associar:

1º Associar o Fornecedor ao Cliente – Aceder à Ficha de cliente e associar o fornecedor em questão, separador Outras Informações | Associar Entidades, indicar o tipo de entidade (Fornecedor, Cliente, Outros Devedores ou Outros Credores), pressionar F4 e selecionar a entidade em questão:

Neste exemplo, associámos ao cliente Construções Lda., o fornecedor Herdeiros Simão Meira, Lda.

2º Associar o Cliente ao Fornecedor – Aceder à Ficha da Entidade Associada (fornecedor) e indicar a Entidade a associar.

No fornecedor Herdeiros Simão Meira, Lda indicámos o cliente Construções Lda.

É necessário proceder à configuração nas duas entidades em questão, para que a associação esteja corretamente parametrizada.

Para incluir os documentos das Entidades Associadas nas Liquidações ou Compensações apenas terá de selecionar opção seguinte: “Incluir entidades associadas” e surgirão os documentos pendentes da entidade associada.

Como pode verificar a última linha da grelha é referente a uma fatura de fornecedor que vai debitar no valor total do recibo.

 Tesouraria & Contas Correntes    
top