Encomendas de Clientes

Para realizar uma encomenda de cliente, no WISEDAT Comercial, aceda ao Navegador Lateral e no Menu Clientes/Vendas e emita a Nova Encomenda:

Ao emitir uma fatura por exemplo, relativamente à encomenda efetuada, apenas tem de selecionar o documento, botão direito do rato e converter:

Selecionar o tipo do documento:

No entanto, se não tiver a quantidade de artigos em stock para satisfazer a encomenda totalmente:

  1. Deve emitir por exemplo, uma fatura;
  2. Inserir o cliente em questão;
  3. Clicar em Transformar Linhas;
  4. Indicar na grelha “Linhas de Origem” a quantidade satisfeita, neste exemplo foram entregues 6 telemóveis ao cliente, por isso, nas Linhas de Origem introduzir 6:

Clicar em satisfazer “SAT.”, nas Linhas de Origem por omissão, está a quantidade não satisfeita e nas Linhas a Transformar a quantidade satisfeita:

No documento de destino (ex.fatura), irão surgir os produtos entregues ao cliente (6 telemóveis):

No documento de encomenda na coluna Quantidade Satisfeita, está a quantidade entregue ao cliente:

Notas: 

  • Quando faz uma encomenda e pretende reservar uma determinada quantidade, deve inserir na coluna quantidade reservada. Esta situação poderá ser útil para a gestão de Números de Série, pois quando insere os números de série eles ficam atribuídos e não poderão ser disponibilizados para outras encomendas ou vendas.
  • Ao verificar o stock de um artigo em armazém, é indicada a quantidade reservada.
  • As encomendas poderão ser anuladas, mesmo após a submissão do ficheiro SAF-T(PT), no SAF-T seguinte constará a informação de que o documento foi anulado.
 Vendas & Clientes    
top