Encargos Adicionais

Quando faz uma compra e associada a essa compra há um encargo adicional, como por exemplo o transporte e pretende que essa despesa seja incluída no preço dos artigos. É possível a imputação de despesas não incluídas nas compras, aumentando assim o P.C.M (Preço de Custo Médio) dos artigos.

Para adicionar um Encargo a um documento é necessário conter:

  1. Documento da Compra (já emitido);
  2. Documento do Encargo.

Gerar o documento de encargo

  • No Navegador Lateral, Menu Fornecedores/Compras | Novo | Factura (por exemplo);
  • Clicar Botão Direito do rato na linhas do documento e aceder ao Menu de Contexto;
  • Seleccionar Portes ou Custos Adicionais, consoante a despesa;
  • Fechar e Sair;
  • Abrir novamente o documento:

Adicionar o Encargo ao Documento de Fornecedor

No documento de Encargo Clicar Operações | Encargos;

Após seleccionar Encargos aparecerá esta janela:

Na Janela Encargos:

  • Nas Linhas dos Encargos, clicar com o botão direito do rato e aceder ao Menu de contexto;
  • Colocar o respectivo valor para cada uma das despesas;
  • Optar por parcelar o valor pela Quantidade da Linha ou pelo Valor da Linha;
  • Seleccionar o fornecedor e seleccionar o documento ao pretende adicionar os encargos;
  • Aplicar:

Confirmar e as despesas ficam incluídas no cálculo do preço de custo médio dos artigos. Foram atribuídos os custos adicionais nas compras ao stock movimentado de forma a actualizar o preço de custo médio.

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