Editar documento de Cliente

Editar documento de venda

Para editar um documento de venda apenas aceda a Clientes/Vendas | Clicar “Documentos de Clientes”, selecionar o documento que pretende editar:

O editor de documentos é um formulário onde se pode preencher toda a informação relacionada com uma venda. É composto por 3 áreas:

  • Área do menu;
  • Área do cabeçalho do documento;
  • Área das linhas que compõem o documento.

Operações disponíveis no Menu

Rascunho e sair Grava o documento criado. Esta opção permite gravar o documento como rascunho (aberto) e sair do editor. Ao manter o documento aberto, o sistema não lhe atribui um número e poderá voltar a editá-lo, alterando todas as informações que desejar.
Fechar e sair Ao fechar o documento, o sistema guarda o documento e identifica-o com a série/número. A partir desse momento, toda a informação de natureza fiscal não poderá ser alterada. Apenas a informação de natureza não fiscal pode ser alterada, como por exemplo atribuir um vendedor ao documento, escrever observações, etc.
Imprimir Fecha o documento e imprime-o.
E-mail Fecha o documento e envia-o por e-mail. Ajuda Disponibiliza a ajuda off-line.
Cancelar Sai do editor de documentos, cancelando todos os dados colocados.
Data do documento A data do documento que o editor sugere pode ser parametrizada no Menu Preferências da aplicação no separador Gerais. Pode sugerir a data do último documento criado ou a data do sistema.

Campos do cabeçalho

No cabeçalho do editor de documentos estão disponíveis várias características que importa salientar num documento de venda. Por omissão, as características assumidas são as que estão definidas na ficha do cliente e nas definições do documento de venda.

Utilize a barra de seções do cabeçalho para navegar entre as diferentes características.

Em cada uma das áreas existem os seguintes campos, que correspondem a:

Cabeçalho Entidade – Código da entidade (cliente). Pressione F4 ou clique na lupa para aceder à lista de clientes; Ao selecionar o cliente, a maior parte dos restantes campos serão preenchidos automaticamente. Saiba mais.
Designação – Nome do cliente ou designação da empresa;
Morada (Empresa) – Seleccione o tipo de morada pretendida, ou adicione uma nova morada, clicando no botão.
NIF – Número de contribuinte do cliente.
V/ Referência – Referência do cliente.
Desconto Entidade – Desconto definido na ficha do cliente. Afecta todas as linhas do documento.
Desconto Financeiro – Desconto a atribuir ao documento. Afecta todas as linhas do documento.
Outras Condições Modo de pagamento – Modo de pagamento a sugerir quando o cliente liquidar o documento.
Condição de pagamento – Indica a condição de pagamento do documento. Pronto pagamento, 30 dias, etc.
Tipo de Mercado – Indica se a venda é efectuada no mercado nacional, se é isenta do IVA, mercado intracomunitário ou externo.
Responsável cobrança – Vendedor, ou responsável pela cobrança do documento.
Secção – Secção onde foi efetuada a venda.
Moeda – Moeda de referência para o documento.
Câmbio – Deve indicar a taxa de câmbio.
Expedição Observações Anotações a incluir no documento:
Modo expedição – Modo como é transportada a mercadoria entre a origem e o destino.
Matrícula – Matrícula do veículo que faz o transporte.
Local carga – Definir o local de carga, assim como a data e a hora.
Local descarga – Definir o local de descarga, assim como a data e a hora.
Imprimir Relatório – Tipo de relatório a imprimir. Por omissão, é exibido o que está definido na tabela dos documentos de venda.
Nº de vias – O nº de vias a imprimir. Por omissão, o número de vias está definido na tabela dos documentos de venda, excepto se estiver definido na ficha do cliente.
Pré-visualizar – Indica se pretende pré-visualizar a impressão.
Imprimir 2ª via – Incluir a anotação “2ª Via” na impressão.
Formato – Imprimir em formato A4 ou em formato talão.

 

A Retenção na fonte só é exibida caso o cliente esteja configurado para fazer retenção na fonte

 

Opções das Linhas do documento

  • Copiar linhas;
  • Transformar linhas;
  • Importar linhas através de ficheiro CSV ou Contagem;
  • Armazém, indicar o armazém de saída de stock.

Saiba mais.

Informação da Linha

  • Detalhes artigo;
  • Outros campos;
  • Stock armazéns;

Saiba mais.

Totalizadores

Mercadorias e serviços  Valor total bruto das mercadorias e serviços.
Portes/Outros Soma dos valores especiais da linha e acerto Total das linhas de Acerto.
Descontos Valor total dos descontos, incluindo os descontos de cabeçalho.
Subtotal Total liquido.
IVA Valor total do IVA.
Acerto Total das linhas de Acerto.
Total Total geral do documento.

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