Documentos de venda

Sendo uma das operações mais relevantes, é importante que tenha conhecimento dos pormenores subjacentes à emissão de documentos de venda.

Antes de criar uma venda deve saber quais os tipos de documentos que existem, pois cada tipo de documento tem diferentes comportamentos. Por omissão, o WISEDAT Comercial disponibiliza diferentes tipos de documentos, parametrizados para obedecer às regras fiscais, no entanto poderá criar outros tipos de documentos.

Os documentos de venda dividem-se nas seguintes tipologias:

Financeiros – São os documentos de facturação, ou seja, os documentos que afectam a tesouraria, contas-correntes da empresa. Sendo parametrizados para tal, também podem afectar os stocks, fazer a gestão do crédito das entidades.São, por exemplo:

  • Facturas.
  • Vendas-A-Dinheiro.
  • Notas de Crédito, etc.

Stocks/Transferência – Tratam-se de documentos que acompanham uma transferência de stock, onde normalmente se identifica a origem e o destino da carga a ser transportada. Estes documentos, por norma, devem ser convertidos em documentos financeiros. São, por exemplo:

  • Guias-de-Transporte.
  • Guias-de-Remessa, etc.

Encomendas – São os documentos que suportam uma encomenda efectuada por uma entidade, neste caso cliente.

Cotação – São os documentos usados para fazer um orçamento. Após serem criados, estes documentos ficam no estado “Em Apreciação” enquanto não houver resposta por parte da entidade.Existem por exemplo:

  • Orçamentos e as Facturas Pro-forma.

Pedidos de Cotação -Tratam-se de documentos internos do sistema cujo objectivo é o de recolher informação da parte do cliente sobre um eventual serviço a realizar ou produtos a adquirir. Após verificado, esse documento pode ser convertido num orçamento e ser enviado ao cliente.

Nota: Pode criar um novo documento de venda acedendo ao Menu Clientes/Vendas | Outras Tabelas | Tipos de Documentos Venda e clicar em Novo.

Ao criar uma venda, é visualizada a seguinte janela onde lhe é pedido para seleccionar o tipo de documento e a série pretendida:

Ao confirmar o tipo de documento e série é apresentado o editor de vendas.

Séries activas no sistema, ao seleccionar um tipo de documento surge a informação do último documento criado nessa série.
 Vendas & Clientes    
top