Documentos de Contas Correntes

Os documentos de contas correntes estão divididos nos seguintes tipos:

Liquidações

São os documentos usados para a emissão de pagamentos ou recebimentos. Afectam directamente as contas correntes regularizando os valores pendentes nos saldos dos clientes/fornecedores gerados através de vendas/compras ou através da criação de um pendente. Por omissão, estão definidos os seguintes documentos:

  • RE – Recibo.
  • PRE – Pré-Recibo.
  • REL – Recebimento por Letra.
  • NP – Nota de Pagamento, etc.

Pendentes

Este tipo de documento é útil para os casos em que pretende definir o saldo actual de um cliente ou fornecedor, sem que seja necessário introduzir uma venda ou compra. Afectam directamente as contas correntes, pois são introduzidos créditos ou débitos. Deste modo terá uma visão real dos saldos em conta corrente. Por omissão, estão definidos os documentos:

  • FAC – Nossa Factura.
  • FAF – Vossa Factura.
  • NNC – Nossa Nota Crédito.
  • VNC – Vossa Nota Crédito, etc.

Adiantamentos

Sempre que é efectuado um adiantamento por parte de um cliente ou a um fornecedor, poderá ser registado através de um documento deste tipo. Existem, por omissão, os seguintes documentos definidos:

  • ADC – Adiantamento de Cliente.
  • ADF – Adiantamento a Fornecedor.

Nota: Pode criar um novo documento de venda acedendo ao Menu Tesouraria | Outras Tabelas | Tipos de Documentos Conta Corrente e clicar em Novo.

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