Documentos Abertos (Rascunhos)

É possível colocar todos os Tipos de Documentos do Sistema WISEDAT em aberto. Por isso, sempre que criar um novo documento e pretenda efectuar futuras rectificações dos seus valores ou conteúdos, pode gravá-lo no estado Aberto ou em rascunho. Ao clicar no botão Gravar e Sair é-lhe apresentada a seguinte questão:

Ao manter o documento aberto, pode alterar tudo o que pretender e mantê-lo aberto as vezes que entender, pois o documento foi criado mas não tem número de série atribuído.

Fechar o Documento em Rascunho (Para documentos do mesmo tipo)

Se emitir documentos com datas posteriores aos documentos em rascunho, não é possível fechar o documento em rascunho, pois os documentos têm de ter datas sequenciais crescentes. Poderá clonar e anular o documento aberto, assim é possível emitir o documento com nova data. Ao fechar o documento em rascunho, depois de ter emitido documentos em datas subsequentes, o sistema faz o seguinte aviso:

Quando fecha o documento, ele é finalizado com a assinatura digital e numerado sequencialmente. A partir desse momento apenas as informações de natureza não fiscal poderão ser alteradas, como por exemplo, a condição de pagamento, o vendedor associado, os armazéns dos artigos, etc. No entanto, o documento pode ser convertido.

Documento em Aberto  no Explorador de Documentos

Para distinguir um documento aberto no explorador de documentos, deve reparar no número de documento, que se encontra a zero e no símbolo do estado, uma circunferência tracejada a amarelo, conforme a imagem seguinte:

Os tipos de documentos aos quais aplicou este procedimento não têm qualquer valor fiscal e não são comunicados à AT.

 

Legenda dos Estados de Documentos:

 WISEDAT Comercial    
top