Definir o Saldo Anterior ou Saldo Inicial

Definir o Saldo Anterior ou Saldo Inicial de clientes e fornecedores

A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efectuado sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes e fornecedores.

Para o efectuar o registo dos saldos anteriores deve fazer o seguinte,

Aceder a Tesouraria | Clicar em Novo Pendente de Clientes ou Fornecedores, exemplo para Pendentes de Cliente:

Novos pendentes

Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes.

Para inserir um pendente para um cliente deve fazer o seguinte:

  1. Insira os dados no formulário Novo Pendente;
  2. Tenha em consideração:
    • O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos;
    • O valor da incidência é o valor sem IVA;
    • Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
  3. Exemplo, N/ Factura de Clientes:

Na grelha do documento, F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente.

Faça um dos seguintes:

  • Gravar e sair;
  • Imprimir para gravar e imprimir o documento.
 Tesouraria & Contas Correntes    
top