Configurar Ecotaxa

A Ecotaxa é um imposto aplicado sobre produtos que contribuem para a poluição ambiental, como por exemplo: automóveis, equipamentos eléctricos e electrónicos, pneus, papel e pilhas. Esta taxa está presente no preço final ao consumidor, que reverte para as empresas que fazem o tratamento e recolha deste tipo de resíduos, designadas por Sociedades Gestoras da Recolha de Resíduos. Esta taxa é cobrada apenas a produtos devidamente sinalizados, pois o valor difere consoante os seus componentes técnicos.

Configurar artigos com ecotaxa

Para configurar um artigo com ecotaxa aceda ao backoffice: Menu Sistema | Preferências | Inventário, selecionar a opção “Artigos sujeitos a ecovalor”:

Resíduos

Tipo de Resíduos

Em Inventário | Outras tabelas | Ecovalor, inserir o Tipo de Resíduo:

Os resíduos encontram-se divididos por Capítulos que podem ir de 01 a 20. Aqui encontra a Lista de resíduos em conformidade com a Directiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho.

Classificação do Resíduo

Quanto à classificação os resíduos podem ser perigosos ou não perigosos:

Materiais dos Resíduos

Identificação  os materiais que compõem o tipo de resíduo:

Resíduos

Nesta tabela deverá indicar os diferentes resíduos que compõem o artigo:

Artigo sujeito a ecotaxa

Para criar um artigo sujeito a ecotaxa no Menu Ecolavor, clicar em Novo e na Ficha do Artigo seleccionar a opção “Sujeito a ecotaxa”, preencher os diversos campos da tabela:

Se pretender no separador resíduos pode inserir os resíduos associados ao artigo:

Também é possível associar uma determinada quantidade e incluir valor da taxa de cada resíduo associado, no PVP do artigo principal.

Ecotaxa nos documentos

Na grelha dos resíduos ao seleccionar a opção “Incluído no PVP”, a ecotaxa encontra-se inserida no preço final do artigo, a coluna referente à taxa aparece a zero:

Quando não seleciona a opção “Incluído no PVP”, na coluna ecotaxa, é inserido o valor da taxa:

Saiba mais em Configurar Editores.

 Inventário (Stocks)    
top