Cartão Cliente

A Fidelização de Clientes permite que o Cliente ao efectuar uma compra acumule um valor em Cartão Cliente.

Cartão Cliente – BackOffice

1º Passo

Aceder a Sistema | Preferências | Vendas, pode seleccionar as seguintes opções:

Usar Cartão Cliente Pode atribuir desconto mínimo e máximo a deduzir, por exemplo: Ao efectuar uma compra, o desconto em cartão poderá ser no mínimo de 5 euros e no máximo de 20 euros;
Possibilitar a atribuição de vários cartões ao mesmo tempo Caso pretenda que um cliente tenha vários cartões associados;
Obrigatório apresentar Cartão Cliente O cliente tem que apresentar o Cartão para ser associado à compra.

2º Passo

No Navegador Lateral Tabelas Clientes/Vendas;

Clientes | Seleccionar Cliente, separador Cartões Cliente e clicar na expressão, Criar novo cartão cliente:

Preencher os campos:

Código Pode ser atribuído um número através de código de barras. Código alfanumérico com limite máximo de 15 caracteres;
Nome Cartão Nome a atribuir ao cartão, por exemplo Nome do cliente;
Data de Validade Pode optar ou não, por introduzir uma data de validade ao cartão;
Saldo Inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente;
Saldo Actual Introduzido automaticamente, tendo em conta as configurações efectuadas na ficha do artigo;
Saldo acumulado O valor acumulado desde de que o cartão se encontra activo;
Observações Coloque as observações que achar pertinentes;
Activo Seleccionar caso pretenda o cartão activo, para desactivar o cartão retire o visto.

3º Passo

Aceder a Ficha do Artigo | Separador Ponto de Venda | Campo Cartão Cliente, Seleccionar Acumular valor em Cartão Cliente, tem duas opções:

  • Percentagem – Atribuir uma percentagem sobre o preço do artigo. Exemplo: O artigo é vendido por 100 euros, insiro uma valorização de 10%, quando o cliente compra aquele artigo, acumula 10 euros em cartão;
  • Quantidade – Um valor unitário a ser acumulado em cartão. Exemplo: em cada compra acumula em cartão 0,50 euros.

4º Passo

No documento de venda, Menu Clientes/Vendas | Outras Tabelas, Seleccionar um tipo de documento, no Separador Ponto de Venda  seleccionar a opção: Movimenta cartão cliente, pode optar por ser a crédito a ou débito:

Atribuir Cartão Cliente no POS

Atribuir um cartão cliente no POS, tem de aceder ao editor da Ficha de Cliente, no separador Outros Dados introduza os dados relativos ao cartão:

Código Código do Cartão poderá ser inserido através de código de barras em código alfanumérico até 15 caracteres;
Descrição Inserir descrição do cartão, como por exemplo o nome;
Saldo inicial É possível atribuir um valor a ser descontado numa compra;
Validade Introduzir a data de validade do Cartão;
Activo Pode activar (visto) ou desactivar o cartão (cruz).

Usar Cartão Cliente no Front Office

Quando vai efectuar a venda clique no ícone Cartão e insira o código:

Para descontar o valor em cartão, apenas tem de clicar em Desconto C. Cliente e o valor será deduzido:

Cartão Cliente – Talão de Venda

Para imprimir o Talão de Venda com a informação do Cartão Cliente escolha:

  • Formato – Talão;
  • Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Ou através do editor do documento (backoffice) configure para que o documento seja sempre impresso em:

Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente):

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