Cartão Cliente

A Fidelização de clientes através do Cartão permite que a empresa execute determinadas ações, ao criar descontos especiais em determinados produtos, acumulando um valor a ser descontado, entre outros aspetos.

Ao parametrizar o cartão cliente é possível indicar um valor mínimo a deduzir e/ou desconto máximo. Também pode atribuir vários cartões ao mesmo cliente e tornar ou não obrigatória a sua apresentação.

Cartão Cliente – BackOffice

1º Passo – Ativar o Cartão Cliente

Aceder a Sistema | Preferências | Vendas, pode selecionar as seguintes opções.

Usar Cartão Cliente Pode atribuir desconto mínimo e máximo a deduzir, por exemplo: ao efetuar uma compra, o desconto em cartão poderá ser no mínimo de 5 euros e no máximo de 10 euros.
Possibilitar a atribuição de vários cartões ao mesmo tempo Caso pretenda que um cliente tenha vários cartões associados.
Obrigatório apresentar Cartão Cliente O cliente tem que apresentar o Cartão para ser associado à compra. Se não for obrigatório a apresentação do Cartão de Cliente é automaticamente atribuído à venda.

2º Passo – Criar um Cartão Cliente

No navegador lateral Tabelas Clientes/Vendas;

Clientes | selecionar Cliente, separador Cartões Cliente e clicar na expressão, Criar novo cartão cliente:

Preencher os campos

Código Pode ser atribuído um número através de código de barras. Código alfanumérico com limite máximo de 15 caracteres;
Nome Cartão Nome a atribuir ao cartão, por exemplo Nome do cliente;
Data de Validade Pode optar ou não, por introduzir uma data de validade ao cartão;
Saldo Inicial Pode definir um valor a ser descontado, aquando da adesão do cliente;
Saldo Actual Introduzido automaticamente, tendo em conta as configurações efectuadas na ficha do artigo;
Saldo acumulado O valor acumulado desde de que o cartão se encontra activo;
Observações Coloque as observações que achar pertinentes;
Ativo Selecionar caso pretenda o cartão ativo, para desactivar o cartão retire o visto.

3º Passo – Parametrizar os artigos

Aceder a Ficha do Artigo | Ponto de Venda | Cartão Cliente, selecionar Acumular valor em Cartão Cliente, tem duas opções.

  • Percentagem – Atribuir uma percentagem sobre o preço do artigo. Exemplo: O artigo é vendido por 100 euros, insiro uma valorização de 10%, quando o cliente compra aquele artigo, acumula 10 euros em cartão;
  • Quantidade – Um valor unitário a ser acumulado em cartão. Exemplo: em cada compra acumula em cartão 0,50 euros.

4º Passo – Parametrizar os tipos de documentos

No documento de venda, Menu Clientes/Vendas | Outras Tabelas, selecionar um tipo de documento, no Separador Ponto de Venda selecionar a opção, Movimenta cartão cliente, pode optar por ser a crédito a ou débito.

Atribuir Cartão Cliente no POS

Também é possível atribuir cartão clientes através do Ponto de venda, na Ficha de cliente | Outros dados, clique no ícone + e preencha os seguintes campos.

Código Pode atribuir um código automático, clicando na roda dentada, ou atribuir um código manualmente, ou código de barras por exemplo. O código pode ser alfanumérico, com um limite máximo de 15 caracteres.
Descrição Descrição do cartão cliente, pode indicar o nome do cliente, por exemplo.
Validade Pode atribuir uma validade ao cartão anual ou plurianual, por exemplo.
Ativo Por omissão, ao criar o cartão ele fica ativo. No entanto, a qualquer momento pode desativar o cartão, clicando no ícone.

Para saber se o cliente tem um cartão cliente atribuído, aceda à Ficha de cliente | Outros dados.

Usar Cartão Cliente no Front Office

Quando vai efetuar a venda clique no ícone Cartão e insira o código.

Para descontar o valor em cartão, apenas tem de clicar no ícone Cartão e o valor será deduzido.

Cartão Cliente – Talão de Venda

Para imprimir o Talão de Venda com a informação do Cartão Cliente escolha.

  • Formato – Talão;
  • Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

Modelo – Talão de Venda (Cartão Cliente)

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