Artigos Compostos

Através da composição dos artigos é possível configurar um artigo como sendo definido por vários componentes, podendo estes serem artigos simples ou até mesmo artigos compostos, criados a priori na base de dados. Assim, o stock de cada um dos componentes e subcomponentes serão automaticamente movimentados sempre que se realiza uma venda, compra ou qualquer outro movimento de stock. O artigo composto é vendido como um só artigo ou produto final.

Para criar um artigo composto, aceder a Inventário | Artigos | Novo e seleccionar no campo composição, seleccionar “Artigo Composto”:

Na grelha de componentes pode adicionar os respectivos artigos, definir quantidades e localização em armazém:

Por exemplo:

Artigo Composto: “Computador”, tem como artigos componentes: Rato, Pasta Portátil e Carregador.

Movimentar Stocks de Artigos Compostos

É necessário utilizar a Composição e Decomposição de Artigos para introduzir ou retirar de stock o produto composto e movimentar os respectivos componentes.

Aceder a Inventário | Novo Movimento de stock seleccionar a “Composição de produtos” ou “Decomposição de produtos”.

A grelha de introdução está dividida em duas, numa estão os artigos compostos e noutra é a grelha dos seus componentes:

Atenção:

  • É possível parametrizar o artigo composto para efectuar automaticamente o movimento de stock sem assemblagem prévia.
  • Pode optar visualizar os componentes na factura, para tal deverá seleccionar a opção “Mostrar componentes nos documentos” (na Ficha de Artigo).
  • Os componentes têm também de estar sujeitos a devolução, se o artigo “principal” estiver sujeito a devolução, por isso, nos artigos componentes tem que seleccionar a opção, “Sujeito a devolução”.
  • Um artigo que já se encontre movimentado, não pode alterar o comportamento, em relação à composição, contudo, os artigos que fazem parte dos componentes, podem ter sido movimentados e continuar a ser.
 Inventário (Stocks)    
top