Adiantamentos de clientes

Segundo o Dec. Lei 197/2012 de 24 de Agosto, por cada adiantamento que receber é obrigado a emitir uma fatura.

Em que situações posso emitir um adiantamento de clientes?

Por exemplo, a sua empresa está a lançar um novo produto e os clientes para poderem reservar ou encomendar é necessário um “sinal”. Não podendo emitir um documento de venda final, pois o negócio ainda não se encontra finalizado, deve emitir uma fatura referente ao valor pago.

É obrigatório emitir uma fatura, quando se faz um Adiantamento de Cliente. E em que prazo?

Nos adiantamentos de clientes, o IVA torna-se exigível no momento de recebimento do adiantamento, pelo montante recebido, assim sendo, deve ser emitida uma fatura à data do recebimento.

Como é feita a liquidação do IVA?

Quando se trata de um adiantamento, o fornecedor que recebe o dinheiro tem de liquidar o IVA, e por sua vez o cliente que faz o adiantamento de compras futuras pode deduzir o IVA referido no valor. Sendo uma operação sujeita a IVA, os adiantamentos devem ser tidos em consideração na declaração do IVA. O intuito é pagar o IVA ao Estado, no período em que o adiantamento foi recebido.

Adiantamento de Clientes

O Adiantamento de Clientes pode ser feito da seguinte forma:

  1. Sempre que o cliente efetua o adiantamento deve ser emitida uma fatura.
  2. Posteriormente à emissão da fatura deverá ser emitido um documento de liquidação.
  3. No entanto se no final, pretender emitir uma fatura com o valor global, também é possível. Estorne as faturas através de notas de crédito e de seguida emita a fatura com o valor total.
 Compras & Fornecedores, Tesouraria & Contas Correntes, Vendas & Clientes    
top