Séries de documentos em Cabo Verde
Em que consiste uma Série de documentos?
Uma série é uma designação que identifica conjunto de documentos e não pode ser repetida (cada série é única). Depois de criada cada documento é emitido com uma numeração e data de emissão sequenciais. Exemplo: Ao criar uma série de faturação “Série A”, a primeira fatura emitida será “Série A/1” (O número “1” corresponde à primeira fatura desta Série).
Pode usar a mesma Série durante o tempo que entender, mas para efeitos de organização administrativa, convém criar uma série por ano.
Criar uma nova série no WISEDAT Comercial
No navegador lateral aceder a Tabelas | Séries | Novo.
- Definir um nome para a nova série e escolha a data de início e a data de fim;
- Selecionar a opção Série Ativa e Série por Omissão (caso pretenda que a série em questão seja atribuída de forma automática);
- Clicar no ícone –i– de forma a obter o código LED;
- Gravar e sair para guardar as alterações.
Ao definir por Omissão, caso tenha pontos de venda é-lhe perguntado se deseja alterar a Série por omissão nos Pontos de Venda.
Cenários onde devo/posso criar séries específicas
- Faturas ou Guias de Consignação
Para começar a emitir documentos relativos a Mercadorias à Consignação, deve criar uma série própria para o efeito.
No navegador lateral aceda Tabelas | Séries |Novo, preencha os campos e selecione a opção: Série usada para entregas de mercadorias à consignação, por fim selecione a opção Série Ativa. Saiba como configurar as mercadorias à consignação.
- Regime IVA de Caixa
Em virtude de as faturas e recibos terem de ser emitidos numa série específica é necessário que a crie. Aceda a Tabelas | Séries atribua uma designação, clique em Série Ativa e valide a opção Série Regime IVA de Caixa.