Séries de documentos em Cabo Verde

Em que consiste uma Série de documentos?

Uma série é uma designação que identifica conjunto de documentos e não pode ser repetida (cada série é única). Depois de criada cada documento é emitido com uma numeração e data de emissão sequenciais. Exemplo: Ao criar uma série de faturação “Série A”, a primeira fatura emitida será “Série A/1” (O número “1” corresponde à primeira fatura desta Série).

Pode usar a mesma Série durante o tempo que entender, mas para efeitos de organização administrativa, convém criar uma série por ano.

Criar uma nova série no WISEDAT Comercial

No navegador lateral aceder a Tabelas | Séries | Novo.

  1. Definir um nome para a nova série e escolha a data de início e a data de fim;
  2. Selecionar a opção Série Ativa e Série por Omissão (caso pretenda que a série em questão seja atribuída de forma automática);
  3. Clicar no ícone –i– de forma a obter o código LED;
  4. Gravar e sair para guardar as alterações.

Ao definir por Omissão, caso tenha pontos de venda é-lhe perguntado se deseja alterar a Série por omissão nos Pontos de Venda.

Cenários onde devo/posso criar séries específicas

  • Faturas ou Guias de Consignação

    Para começar a emitir documentos relativos a Mercadorias à Consignação, deve criar uma série própria para o efeito.

    No navegador lateral aceda Tabelas | Séries |Novo, preencha os campos e selecione a opção: Série usada para entregas de mercadorias à consignação, por fim selecione a opção Série Ativa. Saiba como configurar as mercadorias à consignação.

  • Regime IVA de Caixa

    Em virtude de as faturas e recibos terem de ser emitidos numa série específica é necessário que a crie. Aceda a Tabelas | Séries atribua uma designação, clique em Série Ativa e valide a opção Série Regime IVA de Caixa.

 DNRE (Cabo Verde), WISEDAT Comercial
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