Definir saldo inicial de clientes ou fornecedores
A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efetuada sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes, fornecedores ou outras entidades.
Para o efetuar o registo dos saldos anteriores na área de clientes ou fornecedores clique em Novo | Novo pendente.
- Insira os dados no formulário Novo Pendente;
- Tenha em consideração:
- O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos, pressione F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente, podendo insirir outros descritivos;
- O valor da incidência é o valor sem IVA;
- Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
- Exemplo, N/ Fatura de Clientes.
Por fim:
- Gravar e sair ou;
- Imprimir para gravar e imprimir o documento.
Como liquidar Novo Pendente?
De modo a proceder a liquidação do Novo Pendente aceda à listagem no navegador lateral aponte para Tesouraria | Liquidar de pendentes e selecione o tipo de entidade e documento.
É possível inclui os documentos lançados em conta corrente e os documentos provenientes de uma venda, num só Recibo.
Nota: Caso pretenda emitir um documento sem ligação à tesouraria opte por Compensações/Regularizações | Regularização de Clientes.