Saldos iniciais
A partir do WISEDAT Comercial é possível importar ou emitir saldos pendentes na conta corrente corrente de clientes, fornecedores ou outras entidades através da importação de um ficheiro CSV ou SAF-T (PT) ou emitindo documentos com um valor pendente.
Importação de saldos iniciais
Importação por ficheiro CSV
No WISEDAT Comercial em Sistema escolha a opção Importar CSV.
No Assistente de Importação CSV selecione a opção Saldo em conta corrente (Documento pendentes).
Para que a importação dos saldos de conta corrente sejam importados corretamente é necessário que os clientes estejam criados na base de dados do WISEDAT.
Pré-visualize os dados contidos no ficheiro CSV.
Estabeleça a relação entre campos, selecionando os campos a importar e relacionando as colunas das tabelas WISEDAT. Utilize as setas de forma a estabelecer a relação corretamente.
Para efetuar importação é necessário a definição dos seguintes campos.
Data* | Data do documento. |
Referência* | Referência do documento de origem. |
Total pendente* | Valor do documento. |
Código cliente* | Código do cliente, os cliente já devem estar previamente criado na base de dados do WISEDAT. |
Tipo de documento de destino* | Indique o tipo de documento de destino por exemplo, FA, NC, FAC, NCC, FT, FTC, etc. |
Vencimento | Data de vencimento do documento pendente. |
Série de destino | Série de documento de destino, a série de documento deve estar previamente criada no WISEDAT. Todavia, caso não defina a série de destino é atribuída a série utilizada por omissão. |
*Campos obrigatórios
Nesta última etapa é possível selecionar os campos a importar e a corrigir erros, antes de finalizar a importação.
Importação por ficheiro SAF-T (PT)
Antes de importar os saldos conta corrente, os clientes devem estar previamente criados, para que os documentos sejam importados corretamente.
Selecione a opção Documentos (Saldos em Conta Corrente) e clique em próximo.
Nesta etapa indique a série de destino (previamente criada no WISEDAT) e selecione as linhas a importar, clique em próximo de forma a finalizar a importação.
Pode escolher qual a Série e o tipo de documento a criar por registo.
Menu de Contexto
De modo a facilitar o processo de seleção existe um Menu de Contexto, que permite:
- Selecionar ou anular a seleção de todos os registos;
- Inverter a seleção existente;
- Limpar seleção, com ou sem erros;
- Mostrar todas as linhas, ou apenas com erro.[/checklist]
Definir o saldo inicial de clientes ou fornecedores
A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efetuada sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes, fornecedores ou outras entidades.
Para o efetuar o registo dos saldos anteriores deve fazer o seguinte. No navegador lateral aceda a Tesouraria | clicar em Novo Pendente.
Novos pendentes
Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes.
Para inserir um pendente para um cliente deve:
- Insira os dados no formulário Novo Pendente;
- Tenha em consideração:
- O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos;
- O valor da incidência é o valor sem IVA;
- Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
- Exemplo, N/ Fatura de Clientes.
Na grelha do documento, F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente.
Faça um dos seguintes:
- Gravar e sair;
- Imprimir para gravar e imprimir o documento.