Definir saldo inicial de clientes ou fornecedores

A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efetuada sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes, fornecedores ou outras entidades.

Para o efetuar o registo dos saldos anteriores na área de clientes ou fornecedores clique em Novo | Novo pendente. 

  1. Insira os dados no formulário Novo Pendente;
  2. Tenha em consideração:
    • O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos, pressione F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente, podendo insirir outros descritivos;
    • O valor da incidência é o valor sem IVA;
    • Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
  3. Exemplo, N/ Fatura de Clientes.

Por fim:

  • Gravar e sair ou;
  • Imprimir para gravar e imprimir o documento.

Como liquidar Novo Pendente?

De modo a proceder a liquidação do Novo Pendente aceda à listagem no navegador lateral aponte para Tesouraria | Liquidar de pendentes e selecione o tipo de entidade e documento.

É possível inclui os documentos lançados em conta corrente e os documentos provenientes de uma venda, num só Recibo.

 

Nota: Caso pretenda emitir um documento sem ligação à tesouraria opte por Compensações/Regularizações | Regularização de Clientes.

Saiba mais em: Importar Saldos Iniciais.

 

Outros pendentes disponíveis a partir da edição Professional.

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