Definir saldo inicial de clientes ou fornecedores

A definição do saldo anterior de uma ou mais entidades (clientes ou fornecedores) pode ser efetuada sem ter a necessidade de criar documentos de venda ou compra. Quando se começa a usar pela primeira vez o sistema de gestão comercial, pode dar entrada dos pendentes anteriores dos seus clientes, fornecedores ou outras entidades.

Para o efetuar o registo dos saldos anteriores deve fazer o seguinte. No navegador lateral aceda a Tesouraria | clicar em Novo Pendente.

Novos pendentes

Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes.

Para inserir um pendente para um cliente deve:

  1. Insira os dados no formulário Novo Pendente;
  2. Tenha em consideração:
    • O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos;
    • O valor da incidência é o valor sem IVA;
    • Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados;
  3. Exemplo, N/ Fatura de Clientes.

Na grelha do documento, F4 para aceder à Listagem de Descritivos de Conta Corrente.

Faça um dos seguintes:

  • Gravar e sair;
  • Imprimir para gravar e imprimir o documento.

Como liquidar Novo Pendente?

De modo a proceder a liquidação do Novo Pendente aceda à listagem no navegador lateral aponte para Tesouraria | Pedentes, selecione o documento e clique com o botão direito do rato para aceder ao menu e selecione a opção, Liquidar.

Na grelha irão surgir os diversos documentos pendentes, pode selecionar os documentos ou o valor liquidado. Saiba mais acerca deste tema aqui.

Nota: Na barra de tarefas em cima filtre por tipo de entidade.

 

 

Outros pendentes disponíveis a partir da edição Professional.
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