Lançamentos em conta corrente (Cabo Verde)
Normalmente os documentos pendentes são gerados a partir de vendas ou compras. No entanto, existem situações onde é necessário a introdução manual de pendentes, como por exemplo, pendentes emitidos noutros softwares de faturação, ou pendentes emitidos de forma manual, para efeito de controlo de custos/proveitos em conta corrente.
Consulte também o tópico de ajuda: Importar saldos iniciais de clientes.
Como emitir uma fatura (outro pendente)?
Por exemplo, emitiu uma fatura a um cliente noutro software de faturação, todavia necessita de emitir um documento de liquidação relativo a essa fatura.
Aceda à área de Tesouraria e clique em Novo pendente/despesa.
Selecione o tipo de de entidade e documento.
Indique a Entidade e o Documento Externo.
Tenha em consideração:
- O descritivo serve para descrever o movimento. Pode utilizar descritivos pré-definidos na tabela Descritivos.
- O valor da incidência é o valor sem IVA.
- Defina a taxa do IVA a aplicar e os totais serão automaticamente calculados.
- O documento Outro Pendente é um documento interno, não serve de fatura.
Faça um dos seguintes passos:
Gravar e sair ou imprimir para gravar e imprimir o documento.
Liquidar Outro Pendente
Liquide o documento acedendo a Tesouraria | Contas correntes | Outros Pendentes, selecione o documento, clique com o botão direito do rato e selecione a opção Liquidar, indicando o documento de destino.
Filtre o tipo de documento: Liquidação Outros Pendentes e selecione o tipo de documento: REC (N/ Recibo).
Em alternativa, na barra de tarefas clique em Liquidar, selecione o tipo de documento e Gravar e Sair.
Por fim adicione o modo de pagamento, indicando o montante a liquidar.
Anular documentos
Em caso de engano pode anular documentos acedendo à listagem, selecionando o documento, botão direito do rato e escolha a opção Anual.
É possível emitir Outros Pendentes para os seguintes tipos de Entidades:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Outros Credores e Devedores;
- Entidades Públicas.