Guias de Transporte – Guia de Movimentos de Ativos Próprios

Quando emitir a Guia de Movimentos de Ativos Próprios?

A Guia de Movimentos de Ativos Próprios é um documento de transporte e tem a função acompanhar o transporte mercadoria da própria empresa, como por exemplo: movimentação de mercadorias entre armazéns da mesma entidade, deslocação de mercadorias para exposições, feiras, etc.

Segundo a lei aplica-se a Guia de Movimentos de Ativos Próprios (enquadra-se no Regime de Bens em Circulação) nas seguintes situações:

  • Tratando-se de transferência de mercadorias entre instalações pertencentes ao mesmo agente económico, deve ser emitido e comunicado documento de transporte, em que o remetente e destinatário é o mesmo;
  • Nos casos de transferência de bens entre armazéns da mesma empresa, existe a obrigação de emissão do documento de transporte, nesta situação a identidade do destinatário é igual à do remetente;
  • Deslocações de mercadorias para exposições ou feiras.

Como emitir uma Guia de Movimentos de Ativos Próprios?

No Wisedat Comercial aceda ao menu Clientes/Venda | Nova guia e escolha o documento Guia de Movimentos de Ativos Próprios.

Em alternativa aceda ao menu Inventário, clique em Novo movimento e escolha o documento Transferência de armazém. Preencha os diversos campos, Grave e Feche o documento e irá surgir a seguinte mensagem.

Importante

  • Para documentos de transporte entre armazéns aconselha-se criar primeiro, uma transferência entre armazéns. Ao fechar o documento é-lhe perguntado se deseja criar um Documento de Transporte, de forma a ser convertido automaticamente, poderá editá-lo (informação não financeira), se assim desejar.
  • Por omissão a Guia de Movimentos de Ativos Próprios não está visível, para parametrizar a visibilidade execute os seguintes passos: Através do Navegador Lateral aceda Cliente/Vendas | Outras Tabelas | Tipos de documentos venda e no grupo de documentos Stocks/Transferências abra o documento em questão e clique no botão visível.
    A partir do Detalhe: Geral também pode tornar o documento visível no Ponto de Venda, validando a opção, Permitir no Ponto de Venda.

 

Fonte: Portal das Finanças

 Autoridade Tributária E Aduaneira    
top