Ficha de Cliente
Para criar uma Ficha de Cliente apenas tem de possuir o nome, morada e número de contribuinte e rapidamente o cliente fica disponível para ser utilizado na sua licença. Aceder no Navegador Clientes/Vendas | Clientes | Novo e preencher o formulário
Para inserir automaticamente a designação do cliente e a morada, pode introduzir o número de contribuinte clicar no ícone –Í– e os campos são preenchidos automaticamente, ao estarem inseridos no Sistema de Informações sobre o IVA (VIES). Também pode verificar se o NIF está correcto, ao clicar no ícone verde.
Faça um dos seguintes passos:
- Clicar Gravar e Sair, ou…
- Clicar Gravar e Novo, para criar um Novo Cliente.
Preencha todos os dados solicitados nos vários separadores da Ficha da Entidade, de modo a poder emitir documentos sem problemas.
Propriedades a atribuir aos clientes
De seguida são apresentadas as características que deve ter em conta quando inserir ou editar um cliente.
Geral
Possuí diferentes Detalhes, que permite completar a informação sobre o cliente bem como configurar o seu limite de crédito, bloquear a sua facturação e editar a sua inclusão nos avisos de vencimento.
Limite de crédito | Indica o limite de crédito para a entidade. Em caso de ser ultrapassado é lançado um aviso. Este comportamento pode ser parametrizado no Menu Preferências. |
Bloquear facturação | Bloqueia a facturação ao cliente. |
Excluir dos avisos de vencimento | Exclui o cliente dos avisos de vencimento. |
Dados Comerciais
Pode atribuir neste ponto:
- Desconto – Desconto a atribuir à entidade nas vendas.
- Moeda – Seleccionar moeda através da lista inserida por omissão.
- Preço – Preço de venda do artigo a atribuir ao cliente.
- Vendedor – O vendedor principal do cliente.
- Tipo de entidade – Cliente Final ou Revendedor.
Dados Fiscais
País | Seleccionar país através da lista, inserida por omissão. |
Tipo de Mercado | Indica o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:
Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta. As transacções isentas de imposto, a ser usada por omissão no software WISEDAT são as seguintes:
Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica. Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”. |
Pessoa | Tipo de cliente: em nome individual ou sociedade por quotas. |
IVA Isenção | Em caso do cliente ser isento de imposto, pode indicar qual a taxa isenta (com o respectivo motivo de isenção) a ser usada por omissão. |
Bancos
Dados bancários | Identificação dos dados bancários do cliente. |
Rubrica (pagamento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade. |
Rubrica (recebimento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade. |
Retenções
Caso o cliente faça retenção ao Estado, seleccionar tipo de Retenção, pode seleccionar um tipo de retenção já definido pelo software WISEDAT.
Alertas
Se pretender que o sistema active um alerta, quando há documentos vencidos há mais de X dias, ou quando o valor em dívida é superior a Y, basta seleccionar e inserir os dias ou montante da dívida, que não quer que o cliente ultrapasse.
No exemplo acima foi definido o sistema irá alertar para: os documentos vencidos há mais de 10 dias e quando o valor da dívida for superior a 500 euros.Contactos
Existem as seguintes opções disponíveis:
- Para criar um novo contacto – Clicar em “Criar novo contacto”;
- Para editar um contacto existente – Duplo-clique na linha pretendida;
- Para eliminar um contacto – Selecionar a opção Eliminar linha, no menu de contexto ou Shift+Del.
Distribuição
Inserir as Datas Inicial/Final de distribuição, clicar na expressão: “Adicionar”. Saber mais, Rotas/Distribuição.
Moradas
O software WISEDAT permite que insira mais do que uma morda para o mesmo cliente, só tem de clicar na expressão, “Criar nova morda”:
- Seleccionar o tipo de morada pretendido: Empresa (por omissão), Pagamento, Entrega, Armazém, Casa, Legal, Postal e Outra.
- Clicar no botão para abrir o formulário da morada e insira os dados pedidos.
- Pode associar uma morada diferente por cada tipo de morada.
Saber mais, Atribuir várias moradas.
Outras informações
Possibilidade de associar entidades, tendo como objectivo facilitar a liquidação/compensação de documentos de clientes que também são fornecedores, ou vice-versa. Este tipo de associações está muito ligado por exemplo, a cooperativas em que muitas das vezes os clientes são também fornecedores.
Saiba mais em Entidades Associadas.
Também é possível inserir a viatura do cliente e seleccionar o Modelo de Impressão e o Números de Vias.
Observações
No separador Observações pode adicionar a informação que achar pertinente.