Ficha de Cliente

Para criar uma Ficha de Cliente apenas tem de possuir o nome, morada e número de contribuinte e rapidamente o cliente fica disponível para ser utilizado na sua licença. Aceder no Navegador Clientes/Vendas | Clientes | Novo e preencher o formulário

Para inserir automaticamente a designação do cliente e a morada, pode introduzir o número de contribuinte clicar no ícone –Í– e os campos são preenchidos automaticamente, ao estarem inseridos no Sistema de Informações sobre o IVA (VIES). Também pode verificar se o NIF está correto, ao clicar no ícone verde.

Faça um dos seguintes passos:

  • Clicar Gravar e Sair, ou…
  • Clicar Gravar e Novo, para criar um Novo Cliente.

Preencha todos os dados solicitados nos vários separadores da Ficha da Entidade, de modo a poder emitir documentos sem problemas.

Propriedades a atribuir aos clientes

De seguida são apresentadas as características que deve ter em conta quando inserir ou editar um cliente.

Geral

Dados gerais Indique:

  • URL/Site;
  • Email:
  • Zona do país;
  • Telemóvel
Outras informações Indique a data de aniversário.

A data de registo corresponde à data da criação da ficha de cliente, não é editável.

Proteção de dados pessoais No âmbito do RGPD anexe o Pedido de consentimento.

Dados Comerciais

Estando os dados comerciais preenchidos, os documentos são emitidos de acordo com as condições indicadas.

 

Descontos financeiros Atribua um desconto global e/ou em linha, assim como um preço: PVP1 a PVP5.
Moeda Moeda de transação comercial.

Caso a moeda seja diferente ao do país da transação recomendamos a utilização do modelo Elegante Multimoeda.

Consulte mais informações: Emissão de documentos com multimoeda.

Vendedor Vendedor afeto com cliente, consulte mais informações: Vendedores e Comissões.
Tipo de entidade Por omissão são disponibilizados os tipos:

  • Tipo de terceiro:
  • Cliente Final:
  • Revendedor.

No entanto, poderá criar outras tipologias clicando no drill-down.

Intrastat Ativar Intrastat.

Atribua um Porto/Aeroporto e a Condição de entrega.

Consulte mais informações: Intrastat.

 

Dados Fiscais

Dados fiscais País

Indique o País.

Regime IVA de Caixa

Caso o cliente esteja abrangido pelo Regime IVA de Caixa ative a opção:

  • Regime IVA de Caixa – O cliente é sujeito passivo de IVA e adotou o Regime IVA de Caixa. Consulte mais informações: Regime IVA de Caixa.
Tipo de Mercado Indica o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:

Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA

Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta, atribua um dos motivos de isenção ao cliente em questão.

Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica.

Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”.

Pessoa Tipo de cliente: em nome individual ou sociedade por quotas.

Bancos

Dados bancários Identificação dos dados bancários do cliente.
Rubrica (pagamento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade.
Rubrica (recebimento) Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade.

Retenções

Caso o cliente faça retenção ao Estado, ativar e selecionar tipo de Retenção, pode criar outros tipos de rendimento clicando no drill-down.

Alertas

Alertas Insira o número de dias, assim como o valor de dívida máximo, ao definir os limites será alertado aquando da emissão de documentos.

Caso pretende desativar o alerta valide a opção: Excluir dos alertas.

Consulte mais informações: Alertas de Saldo e Dias de atraso em Conta Corrente.

Limite de crédito / Dias vencimento No limite de crédito a Faturação é bloqueada atingindo os valores ou os dias indicados.

As opções de Bloquear faturação e bloquear encomendas bloqueiam a emissão de novos documentos, independentemente dos valores indicados.

Consulte mais informações: Alertas de Saldo e Dias de atraso em Conta Corrente.

Contactos

Adicione novos contactos clicando no ícone + , preencha o formulário, para adicionar outros Tipos de Contacto cliente no drill down.

Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.

Cartões Cliente

Adicione o cartão clicando no ícone + e preencha o formulário.

Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.

Consulte mais informações: Cartão Cliente.

Distribuição

Indique a rota, o número de ordem do cliente na rota e o documento de destino, se diferente da rota. Em caso de ausência do cliente, clique no ícone + . Consulte mais informações: WISEDAT Distribuição.

Moradas

Adicione várias moradas à ficha de cliente clicando no ícone + e preencha o formulário. Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.

Consulte mais informações: Atribuir várias moradas.

Outras informações

Ao atribuir um modelo de impressão, sempre que envia/imprime no report indicado, defina o também o número de vias.

Valide a opção: Sugerir o envio do documento por email, desta forma após gravar (e fechar) o documento pergunta se pretende enviar o documento por email.

Na área de Outras informações estão opções afetas aos módulos opcionais Wisedat.

Em viatura selecione a matrícula do carro do cliente, campo disponível para o módulo Gestão de Oficinas, consulte mais informações: Wisedat Gestão de Oficinas.

O Nº Aplicador disponível para o módulo Wisedat gestão de produtos fitofármacos e fitofarmacêuticos.

Em Entidades associadas efetue um cruzamento de contas com entidades com são simultaneamente clientes e fornecedores.

Observações

No separador Observações pode adicionar a informação que achar pertinente.

Desconto artigos

Insira os artigos/serviços (F4), podendo atribuir um desconto em valor ou percentual.

Faturação Eletrónica

Ative a opção: Emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública de forma a comunicar faturas no formato eSPap – UBL 2.1 CIUS-PT, através da SAPHETY, para efeitos de contratação pública (Administração Pública).

NOTA: Caso a entidade não possua conta SAPHETY, deverá indicar o email.

Consulte mais informações: Envio automático de Faturas Eletrónica para a Administração Pública.

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