Ficha de Cliente
Para criar uma Ficha de Cliente apenas tem de possuir o nome, morada e número de contribuinte e rapidamente o cliente fica disponível para ser utilizado na sua licença. No navegador lateral aceda a Clientes/Vendas | Clientes | Novo e preencha o formulário.
Para inserir automaticamente a designação do cliente e a morada, pode introduzir o número de contribuinte clicar no ícone –Í– e os campos são preenchidos automaticamente, ao estarem inseridos no Sistema de Informações sobre o IVA (VIES). Também pode verificar se o NIF está correto, ao clicar no ícone verde.
Faça um dos seguintes passos:
- Clicar Gravar e Sair, ou…
- Clicar Gravar e Novo, para criar um Novo Cliente.
Preencha todos os dados solicitados nos vários separadores da Ficha da Entidade, de modo a poder emitir documentos sem problemas.
Propriedades a atribuir aos clientes
De seguida são apresentadas as características que deve ter em conta quando inserir ou editar um cliente.
Geral
Dados gerais | Indique:
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Outras informações | Indique a data de aniversário.
A data de registo corresponde à data da criação da ficha de cliente, não é editável. |
Proteção de dados pessoais | No âmbito do RGPD anexe o Pedido de consentimento. |
Dados Comerciais
Estando os dados comerciais preenchidos, os documentos são emitidos de acordo com as condições indicadas.
Descontos financeiros | Atribua um desconto global e/ou em linha, assim como um preço: PVP1 a PVP5. |
Moeda | Moeda de transação comercial.
Caso a moeda seja diferente ao do país da transação recomendamos a utilização do modelo Elegante Multimoeda. Consulte mais informações: Emissão de documentos com multimoeda. |
Vendedor | Vendedor afeto com cliente, consulte mais informações: Vendedores e Comissões. |
Tipo de entidade | Por omissão são disponibilizados os tipos:
No entanto, poderá criar outras tipologias clicando no drill-down. |
Intrastat | Ativar Intrastat.
Atribua um Porto/Aeroporto e a Condição de entrega. Consulte mais informações: Intrastat. |
Dados Fiscais
Dados fiscais | País
Indique o País. Regime IVA de Caixa Caso o cliente esteja abrangido pelo Regime IVA de Caixa ative a opção:
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Tipo de Mercado | Indica o tipo de mercado para efeitos da taxa de Iva a aplicar:
Nacional – Opera em território Nacional: Continente e Regiões Autónomas, está sujeito a IVA Isento – A AT padronizou os motivos de isenção de IVA foram de acordo com a legislação que a sustenta, atribua um dos motivos de isenção ao cliente em questão. Intracomunitário – Para operações fora do território Nacional, mas inseridas numa comunidade económica. Externo – Para operações fora de uma comunidade económica, bens que sejam originários ou procedentes de países ou territórios terceiros e não detenham ainda o estatuto aduaneiro de “mercadorias comunitárias”. |
Pessoa | Tipo de cliente: em nome individual ou sociedade por quotas. |
Bancos
Dados bancários | Identificação dos dados bancários do cliente. |
Rubrica (pagamento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de pagamento com a entidade. |
Rubrica (recebimento) | Rubrica bancária usada para catalogar os movimentos de recebimento com a entidade. |
Retenções
Caso o cliente faça retenção ao Estado, ativar e selecionar tipo de Retenção, pode criar outros tipos de rendimento clicando no drill-down.
Alertas
Alertas | Insira o número de dias, assim como o valor de dívida máximo, ao definir os limites será alertado aquando da emissão de documentos.
Caso pretende desativar o alerta valide a opção: Excluir dos alertas. Consulte mais informações: Alertas de Saldo e Dias de atraso em Conta Corrente. |
Limite de crédito / Dias vencimento | No limite de crédito a Faturação é bloqueada atingindo os valores ou os dias indicados.
As opções de Bloquear faturação e bloquear encomendas bloqueiam a emissão de novos documentos, independentemente dos valores indicados. Consulte mais informações: Alertas de Saldo e Dias de atraso em Conta Corrente. |
Contactos
Adicione novos contactos clicando no ícone + , preencha o formulário, para adicionar outros Tipos de Contacto cliente no drill down.
Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.
Cartões Cliente
Adicione o cartão clicando no ícone + e preencha o formulário.
Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.
Consulte mais informações: Cartão Cliente.
Distribuição
Indique a rota, o número de ordem do cliente na rota e o documento de destino, se diferente da rota. Em caso de ausência do cliente, clique no ícone + . Consulte mais informações: WISEDAT Distribuição.
Moradas
Adicione várias moradas à ficha de cliente clicando no ícone + e preencha o formulário. Para editar o contacto faça duplo clique e para o eliminar, clique com o botão direito do rato e remova a linha.
Consulte mais informações: Atribuir várias moradas.
Outras informações
Ao atribuir um modelo de impressão, sempre que envia/imprime no report indicado, defina o também o número de vias.
Valide a opção: Sugerir o envio do documento por email, desta forma após gravar (e fechar) o documento pergunta se pretende enviar o documento por email.
Na área de Outras informações estão opções afetas aos módulos opcionais Wisedat.
Em viatura selecione a matrícula do carro do cliente, campo disponível para o módulo Gestão de Oficinas, consulte mais informações: Wisedat Gestão de Oficinas.
O Nº Aplicador disponível para o módulo Wisedat gestão de produtos fitofármacos e fitofarmacêuticos.
Em Entidades associadas efetue um cruzamento de contas com entidades com são simultaneamente clientes e fornecedores.
Observações
No separador Observações pode adicionar a informação que achar pertinente.
Desconto artigos
Insira os artigos/serviços (F4), podendo atribuir um desconto em valor ou percentual, ou descontos sucessivos (1 a 3).
Faturação Eletrónica
Ative a opção: Emissão de faturas eletrónicas para a Administração Pública de forma a comunicar faturas no formato eSPap – UBL 2.1 CIUS-PT, através da SAPHETY, para efeitos de contratação pública (Administração Pública).
NOTA: Caso a entidade não possua conta SAPHETY, deverá indicar o email.
Consulte mais informações: Envio automático de Faturas Eletrónica para a Administração Pública.