Editar documento de cliente

Editar documento

Para editar um documento de venda apenas aceda à listagem de documentos e selecione o documento que pretende editar.

O editor de documentos é um formulário onde se pode preencher toda a informação relacionada com uma venda ou compra.

É composto por 3 áreas:

  • Área do menu;
  • Área do cabeçalho do documento;
  • Área das linhas que compõem o documento.

Operações disponíveis no Menu

Rascunho e sair Esta opção permite gravar o documento como rascunho (aberto) e sair do editor. Ao manter o documento aberto, o sistema não lhe atribui uma numeração, por isso pode voltar a editá-lo, alterando todas as informações que desejar.
Fechar e sair Ao fechar o documento, o sistema guarda o documento e identifica-o com a série/número. A partir desse momento, toda a informação de natureza fiscal não poderá ser alterada. Apenas a informação de natureza não fiscal, como por exemplo atribuir um vendedor ao documento, escrever observações, etc.
Imprimir Fecha o documento e imprime-o/pré-visualiza.
E-mail Fecha o documento e envia-o por e-mail. Saiba como configurar o e-mail.
Cancelar Sai do editor de documentos, cancelando todos os dados colocados.
Data do documento A data do documento que o editor sugere pode ser parametrizada no Menu Preferências da aplicação no separador Gerais. Pode sugerir a data do último documento criado ou a data do sistema.

Campos do cabeçalho

No cabeçalho do editor de documentos estão disponíveis várias características que importa salientar num documento de venda. Por omissão, as características assumidas são as que estão definidas na ficha do cliente e nas definições do documento de venda.

Utilize a barra de secções do cabeçalho para navegar entre as diferentes características.

Cabeçalho

Campo Operações
Entidade Código da entidade.

  • ou pressione F4 – Aceder aceder à lista de entidades. Ao selecionar o cliente, grande parte dos campos são preenchidos automaticamente.
  •  – Acesso ao Painel da entidade;
  •  – Atualizar;
  •  – Retirar a entidade;
  • Drill-down Entidade – Para aceder à Ficha da entidade ou criar nova Ficha.
Designação Nome do cliente ou designação da empresa. Caso não pretenda criar a ficha de cliente ou fornecedor pode preencher apenas este campo e outros campos, apenas para efeito de emissão do documento.
Morada (Empresa) Selecione o tipo de morada pretendida, ou adicione uma nova morada, clicando no botão.
NIF Número de contribuinte
V/ Referência Referência externa, tratando-se de um documento de fornecedor o preenchimento deste campo é obrigatório.
Desconto Entidade Desconto definido na ficha de entidade. Afeta todas as linhas do documento.
Desconto Financeiro Desconto a atribuir ao documento. Afeta todas as linhas do documento.

 

Saiba mais acerca deste tipo de descontos, aqui.

 

Outras Condições

Campo Operação
Modo de pagamento Modo de pagamento a sugerir quando o cliente liquidar o documento.
Condição de pagamento Indica a condição de pagamento do documento. Pronto pagamento, 30 dias, etc.
Tipo de Mercado Indica se a venda é efectuada no mercado nacional, se é isenta do IVA, mercado intracomunitário ou externo.
CAE Indique o código de atividade económica.
Vendedor Vendedor, ou responsável pela cobrança do documento.
Secção Secção onde foi efetuada a venda.
Projeto Para os utilizadores que possuam o módulo Wisedat Gestão de Projetos podem associar o documento ao projeto.
Moeda Moeda de referência para o documento.
Câmbio Deve indicar a taxa de câmbio.

Expedição

Campo Operação
Modo expedição Modo como é transportada a mercadoria entre a origem e o destino.
Matrícula Matrícula do veículo que faz o transporte.
Local de Carga (Morada) Definir o local de carga, assim como a data e a hora.
Local descarga (Morada) Definir o local de descarga, assim como a data e a hora.

Clicando em qualquer um dos campos disponíveis é possível criar novas opções.

Observações

Impressão

Neste espaço pode colocar as observações que achar pertinentes, a surgir no documento ou na listagem de documentos.

Campo Operações
Relatório Tipo de relatório a imprimir. Por omissão, é exibido o que está definido na tabela dos documentos de venda.
Nº de vias O número de vias a imprimir. Por omissão, o número de vias está definido na tabela dos documentos de venda, excepto se estiver definido na ficha do cliente.
Pré-visualizar Indica se pretende pré-visualizar a impressão.
Imprimir 2ª via Incluir a anotação “2ª Via” na impressão.
Formato Imprimir em formato A4 ou em formato talão.

Dados Bancários

Campo Operação
Mostrar dados bancários (NIB/IBAN/SWIFT) Ao validar este opção, os dados indicados surgiram no documento
Mostrar referência Multibanco Valide esta opção se pretender que os dados referentes a pagamentos via referência multibanco surjam no documento. Saiba mais aqui.

Linhas do documento

Através da linhas do documentos é possível observar diversas informações relativas ao total do documento.

Campos Observações
Custo Total Valor total de aquisição.
Margem Margem total de lucro do documento em valor.
Margem (%) Margem total de lucro do documento em percentagem.
Peso Bruto Peso bruto da totalidade dos artigos.
Peso Líquido Peso líquido da totalidade dos artigos.
Nº Artigos Número de itens inseridos na grelha de venda.
QTD. Total Quantidade total de unidades.
Importar linhas Copiar linhas – Selecione esta opção caso pretenda copiar linhas de outros documentos;

Converter linhas – Caso pretenda adicionar parte da quantidade a um documento de destino. Por exemplo, quando pretende estornar um documento parcialmente.

Importar CSV – Importar ficheiro CSV gerado a partir de um terminal de inventário ou manualmente.

Importar contagem – Importar a contagem a partir do ficheiro gerado no Wisedat Inventory.

Importar pesagem – Importa o ficheiro gerado pela balança de grande porte. Esta opção está disponível para os utilizadores do módulo Wisedat Balanças de grande porte.

 

Informação da Linha

A barra abaixo da grelha de venda fornece-lhe toda a informação relativa a cada uma das linhas inseridas na grelha de venda. No entanto as informações relativas aos preços de compra e margem são indicadas de acordo com o parametrizado em Sistema | Preferências | Vendas.

*De forma as que as informações relativas à margem de lucro surjam no editor do documento, é necessário que valide a opção, Mostrar a margem de lucro a obter a partir do preço de custo. No entanto, o cálculo da margem tem por base duas condições o Preço de custo obtido por um dos seguintes itens:

  • Preço de custo médio;
  • Preço de custo último;
  • Preço de custo padrão.

A fórmula de cálculo poderá ter como base:

  • Margem de lucro;
  • Markup (diferença entre o custo do bem ou serviço e seu preço de venda).

Designação Informação
Descrição Designação do bem ou serviço
Stock Geral Total do stock do artigo
*PCM

PCU 

PCP

Preço de custo médio unitário;

Preço de custo último unitário;

Preço de custo padrão.

Custo total da linha Custo total da linha em valor.
Margem Margem de lucro da linha em valor.
*Margem (%)

Markup (%)

Margem de lucro da linha em percentagem;

Markup da linha em percentagem

Informações entidade/artigo

Ao aceder a esta opção tem acesso a todos os movimentos do artigo referentes à entidade em questão. Aqui pode consultar/imprimir informações relativas a:

  • Vendas;
  • Encomendas de clientes;
  • Extrato do artigo/entidade.

Informações artigo

Análises Descrição
Extrato do artigo Todos os documentos emitidos relacionados com o artigo, com todas as informações acerca dos stocks.
Vendas Consulta e emissão de documentos de venda.
Encomendas de clientes Consulta e emissão de encomendas.
Compras Consulte e emissão de documentos de fornecedores, de forma a atualizar os stocks.
Encomendas a fornecedores Consulta e emissão de encomendas.
Documentos de stock Consulta e emissão de documentos de stock, também para atualização de stocks dos artigos.
Stock nos armazéns Consulta do stock em cada um dos armazéns.
Promoções Consulte as promoções relativas ao artigo. Data de inicio e final e a tipo de entidades é destinada.
Fornecedores/Artigo A que fornecedores comprou o artigo, preço de referência, descontos e prazos de entrega.

Outros campos

Geral

Detalhe Descrição
Artigo Código do artigo. Ao clicar no acede ao painel Detalhe do artigo.
Descrição Designação do artigo.
Taxa de IVA Pode alterar a taxa de IVA ou adicionar outras clicando no drill-down.
Quantidade Quantidade do artigo introduzido na linha da grelha de venda.
PVP (c/IVA) Pode alterar o preço do artigo de acordo com o indicado na Ficha do artigo, PVP de 1 a 5.
Desconto Atribui diversos descontos sucessivos. Ao clicar em tem acesso a um workaround que permite calcular até cinco descontos sucessivos na linha, porém o desconto calculado é inserido no desconto um. Ao utilizar esta “calculadora” não são guardados os diferentes descontos, apenas auxilia o cálculo.
Vendedor Atribua um vendedor à linha e a respetiva comissão. Ao clicar no drill-down pode criar ou editar a tabela vendedor.
Preço custo último e médio Pode atualizar ou alterar. Estas alterações apenas têm apenas influenciam a linha do documento, não influência o histórico da ficha do artigo.

Inventário

Caso o artigo movimente stock são apresentadas as seguintes informações.

Campos Descrição
Data de Movimento Data do último movimento.
Unidade Pode alterar a unidade ou criar nova clicando no drill-down. Nota: De forma a alterar a unidade é necessário que ainda não tenha movimentado o artigo, ou que as unidades estejam relacionadas. Saiba mais.
Armazém O armazém onde se encontra o artigo.
Localização A localização do artigo no armazém.
Lote Caso o artigo faça gestão de lote é-lhe dada a informação do lote e validade.
Grelha Na grelha são apresentados todos os movimentos de stocks.

Números de série

Pode aceder à lista de números de série e disponibilizá-los para venda.

Saiba mais acerca de gestão de números de série.
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