Editar documento de cliente

Editar documento

Edite um documento acedendo à respetiva listagem de documentos, selecionando o documento que pretende editar.

O editor de documentos é um formulário onde se pode preencher toda a informação relacionada com uma venda ou compra.

É composto por 3 áreas:

  • Área do menu;
  • Área do cabeçalho do documento;
  • Área das linhas que compõem o documento.

Operações disponíveis no Menu

Rascunho e sair Esta opção permite gravar o documento como rascunho (aberto) e sair do editor. Ao manter o documento aberto, o sistema não lhe atribui uma numeração, por isso pode voltar a editá-lo, alterando todas as informações que desejar.
Fechar e sair Ao fechar o documento, o sistema guarda o documento e identifica-o com a série/número. A partir desse momento, toda a informação de natureza fiscal não poderá ser alterada. Apenas a informação de natureza não fiscal, como por exemplo atribuir um vendedor ao documento, escrever observações, etc.
Comunicar Comunicação do documento via webservice, em alternativa à submissão do ficheiro SAF-T (PT). Consulte mais informações no tópico de ajuda: Comunicação de Faturas via webservice.
Imprimir Fecha o documento e imprime-o/pré-visualiza.
E-mail Fecha o documento e envia-o por e-mail. Saiba como configurar o e-mail.
Fatura Eletrónica Através deste menu pode exportar o Fatura para PDF ou obter XML (UBL 2.1 – CIUS-PT) ou comunicar CIUS-PT, no âmbito do envio de Faturas para a Administração Pública.
Operações
Cancelar Clique nesta opção para sair do editor do documento.
Data do documento A data do documento que o editor sugere pode ser parametrizada no Menu Preferências da aplicação no separador Gerais. Pode sugerir a data do último documento criado ou a data do sistema.

A data de Vencimento é preenchido de acordo com o definido na ficha de entidade, todavia pode alterar através do editor.

Campos do cabeçalho

No cabeçalho do editor de documentos estão disponíveis vários elementos que importam salientar num documento de venda. Por omissão, as características assumidas são as que estão definidas na ficha do cliente e nas definições do documento de venda.

Utilize a barra de secções do cabeçalho para navegar entre as diferentes características.

Cabeçalho

Campo Operações
Entidade Código da entidade.

  • ou pressione F4 – Aceder aceder à lista de entidades. Ao selecionar o cliente, grande parte dos campos são preenchidos automaticamente.
  •  – Acesso ao Painel da entidade;
  •  – Atualizar;
  •  – Retirar a entidade;
  • Drill-down Entidade – Para aceder à Ficha da entidade ou criar nova Ficha.
Designação Nome do cliente ou designação da empresa. Caso não pretenda criar a ficha de cliente ou fornecedor pode preencher apenas este campo e outros campos, apenas para efeito de emissão do documento.
Morada (Empresa) Selecione o tipo de morada pretendida, ou adicione uma nova morada, clicando no botão.
NIF Número de contribuinte
V/ Referência Referência externa, tratando-se de um documento de fornecedor o preenchimento deste campo é obrigatório.
Desconto Entidade Desconto definido na ficha de entidade. Afeta todas as linhas do documento.
Desconto Financeiro Desconto a atribuir ao documento. Afeta todas as linhas do documento.

 

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Desconto comercial Vs Desconto financeiro

 

Outras Condições

Campo Operação
Modo de pagamento Modo de pagamento a sugerir quando o cliente liquidar o documento.
Condição de pagamento Indica a condição de pagamento do documento. Pronto pagamento, 30 dias, etc.
Tipo de Mercado Indica se a venda é efetuada no mercado nacional, se é isenta do IVA, mercado intracomunitário ou externo.
CAE Indique o código de atividade económica.
Vendedor Vendedor, ou responsável pela cobrança do documento.
Secção Secção onde foi efetuada a venda.
Projeto Para os utilizadores que possuam o módulo Wisedat Gestão de Projetos podem associar o documento ao projeto.
Moeda Moeda de referência para o documento.
Câmbio Deve indicar a taxa de câmbio.

Expedição

Campo Operação
Modo expedição Modo como é transportada a mercadoria entre a origem e o destino.
Matrícula Matrícula do veículo que faz o transporte.
Local de Carga (Morada) Definir o local de carga, assim como a data e a hora.
Local descarga (Morada) Definir o local de descarga, assim como a data e a hora.

Clicando em qualquer um dos campos disponíveis é possível criar novas opções.

Observações

Nesta área poderá introduzir Observações a constar na impressão do documento ou na listagem de documentos

No campo Requisição poderá indicar o número de requisição, compromisso, etc.

Impressão

Por omissão surgirão as opções definidas nos tipos de documento ou ficha de entidade, todavia poderá alterá-las.

Campo Operações
Relatório Tipo de relatório a imprimir. Por omissão, é exibido o que está definido na tabela dos documentos de venda.
Nº de vias O número de vias a imprimir. Por omissão, o número de vias está definido na tabela dos documentos de venda, exceto se estiver definido na ficha do cliente.
Pré-visualizar Indica se pretende pré-visualizar a impressão.
Imprimir 2ª via Incluir a anotação “2ª Via” na impressão.
Formato Imprimir em formato A4 ou em formato talão.

Dados Bancários

Campo Operação
Mostrar dados bancários (NIB/IBAN/SWIFT) Ao validar esta opção, os dados indicados são emitidos no documento
Mostrar referência Multibanco Valide esta opção se pretender que os dados referentes a pagamentos via referência multibanco surjam no documento. Consulte mais informações no tópico de ajuda: Gerar referências multibanco.

Linhas do documento

Através da linhas do documentos é possível observar diversas informações relativas ao total do documento.

Campos Observações
Custo Total Valor total de aquisição.
Margem Margem total de lucro do documento em valor.
Margem (%) Margem total de lucro do documento em percentagem.
Peso Bruto Peso bruto da totalidade dos artigos.
Peso Líquido Peso líquido da totalidade dos artigos.
Nº Artigos Número de itens inseridos na grelha de venda.
QTD. Total Quantidade total de unidades.
Importar linhas Copiar linhas – Selecione esta opção caso pretenda copiar linhas de outros documentos;

Converter linhas – Caso pretenda adicionar parte da quantidade a um documento de destino. Por exemplo, quando pretende estornar um documento parcialmente.

Importar CSV – Importar ficheiro CSV gerado a partir de um terminal de inventário ou manualmente.

Importar contagem – Importar a contagem a partir do ficheiro gerado no Wisedat Inventory.

Importar pesagem – Importa o ficheiro gerado pela balança de grande porte. Esta opção está disponível para os utilizadores do módulo Wisedat Balanças de grande porte.

 

Informação da Linha

A barra abaixo da grelha de venda fornece-lhe toda a informação relativa a cada uma das linhas inseridas na grelha de venda. No entanto as informações relativas aos preços de compra e margem são indicadas de acordo com o parametrizado em Preferências.

Designação Informação
Descrição Designação do bem ou serviço
Stock Geral Stock em todos os armazéns
Stock Armazém Stock no armazém principal, indicado na ficha de artigo.
PCP Preço de custo padrão.
Custo total da linha Custo total da linha em valor.
Margem(%)  Margem de lucro da linha percentual.
Lucro Margem de lucro da linha em valor.

Consoante a linha selecionada são apresentadas as seguintes informações.

Análises Descrição
Ecovalor  São-lhe apresentado os valores/pesos de ecovalor, consulte mais informações: Gestão de artigos com Ecovalor.
Stock armazéns Consulte os stock em todos os armazém.
Informações entidade/artigo Relação de entidade/artigo, consulte todos os movimentos entre entidade/artigo.
Informações artigo Aceda ao Painel de Informações do artigo, consulte mais informações: Painel de Informações Artigo.
Outros Campos Consulte informações:

  • GERAL:
    • Artigo – Código do artigo. Ao clicar no acede ao painel Detalhe do artigo.
    • Descrição – Designação do artigo.
    • Taxa de IVA – Pode alterar a taxa de IVA ou adicionar outras clicando no drill-down.
    • Quantidade – Quantidade do artigo introduzido na linha da grelha de venda.
    • PVP (c/IVA) – Pode alterar o preço do artigo de acordo com o indicado na Ficha do artigo, PVP de 1 a 5.
    • Desconto – Atribui diversos descontos sucessivos. Ao clicar em tem acesso a um workaround que permite calcular até cinco descontos sucessivos na linha, porém o desconto calculado é inserido no desconto um. Ao utilizar esta “calculadora” não são guardados os diferentes descontos, apenas auxilia o cálculo.
    • Vendedor – Atribua um vendedor à linha e a respetiva comissão. Ao clicar no drill-down pode criar ou editar a tabela vendedor.
    • Preço custo último e médio – Pode atualizar ou alterar. Estas alterações apenas têm apenas influenciam a linha do documento, não influência o histórico da ficha do artigo.
  • INVENTÁRIO:
    • Data de Movimento – Data do último movimento.
    • Unidade – Pode alterar a unidade ou criar nova clicando no drill-down. Nota: De forma a alterar a unidade é necessário que ainda não tenha movimentado o artigo, ou que as unidades estejam relacionadas. Consulte mais informações: Unidade e fatores de conversão.
    • Armazém – O armazém onde se encontra o artigo.
    • Localização – A localização do artigo no armazém.
    • Lote – Caso o artigo faça gestão de lote é-lhe dada a informação do lote e validade.
    • Grelha – Na grelha são apresentados todos os movimentos de stocks.
  • NÚMEROS DE SÉRIE:
  • ECOVALOR:

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