Documentos de venda

Sendo uma das operações mais relevantes, é importante que tenha conhecimento dos pormenores subjacentes à emissão de documentos de venda.

Antes de criar uma venda deve saber quais os tipos de documentos que existem, pois cada tipo de documento tem diferentes comportamentos. Por omissão, o WISEDAT Comercial disponibiliza diferentes tipos de documentos, parametrizados para obedecer às regras fiscais, no entanto poderá criar outros tipos de documentos.

Os documentos de venda dividem-se nas seguintes tipologias

Financeiros

São os documentos de facturação, ou seja, os documentos que afectam a tesouraria, contas-correntes da empresa. Sendo parametrizados para tal, também podem afectar os stocks, fazer a gestão do crédito das entidades.São, por exemplo:

  • Faturas.
  • Vendas-A-Dinheiro.
  • Notas de Crédito, etc.

Stocks/Transferência

Tratam-se de documentos que acompanham uma transferência de stock, onde normalmente se identifica a origem e o destino da carga a ser transportada. Estes documentos, por norma, devem ser convertidos em documentos financeiros. São, por exemplo:

  • Guias-de-Transporte.
  • Guias-de-Remessa, etc.

Encomendas

São os documentos que suportam uma encomenda efectuada por uma entidade, neste caso cliente.

Cotação

São os documentos usados para fazer um orçamento. Após serem criados, estes documentos ficam no estado “Em Apreciação” enquanto não houver resposta por parte da entidade.Existem por exemplo:

  • Orçamentos e as Facturas Pro-forma.

Pedidos de Cotação

Tratam-se de documentos internos do sistema cujo objectivo é o de recolher informação da parte do cliente sobre um eventual serviço a realizar ou produtos a adquirir. Após verificado, esse documento pode ser convertido num orçamento e ser enviado ao cliente.
De forma a emitir um novo documento de venda no WISEDAT Comercial aceda ao menu Geral | Novo documento e escolha o  documento a emitir e/ou a respetiva série.

Ao confirmar o tipo de documento e série é apresentado o editor de vendas. Preencha os dados apresentados.

Por fim, faça:

  • Fechar e sair, de forma a emitir o documento. Após esta operação não é possível a alteração de dados fiscais;
  • Ou Rascunho e sair. Esta opção permite que edite os diversos dados do documento posteriormente, pois o documento fica no estado Rascunho.
Para mais informações consulte o tópico de ajuda relativo à Exploração do documento.

 

Exportar para PDF

No navegador lateral aceda a Documentos de clientes, selecione o documento em questão, clique com o botão direito de rato para ter acesso ao menu de contexto grelha e clique em Exportar PDF.

Após selecionar a opção indicada irá surgir a seguinte janela.

Relatório Escolha o modelo de relatório.
Nº Vias Indique o número de vias.
Opções Valide uma das seguintes opções, Exportar para PDF:

  • 2ª Via;
  • Apenas a via selecionada;
  • Usar o modelo definido no documeno;
  • Gerar um ficheiro PDF por cada via.
Formato Escolha uma das seguintes opções: A4/A5 ou Talão texto

 

Saiba como emitir documentos de venda no WISEDAT POS Retail e no WISEDAT POS Restaurant.

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