Utilizadores

O Utilizador é um operador/pessoa que pode trabalhar com as aplicações instaladas.

A gestão de Utilizadores WISEDAT permite ao administrador definir:

  • Quem são os utilizadores que podem aceder às aplicações do sistema;
  • Para cada utilizador atribuir um perfil de utilização;
  • Para cada utilizador definir as empresas a que tem acesso e com que perfil;
  • Desativar/ativar a totalidade do acesso ao sistema por parte de um utilizador

O sistema pode funcionar em dois modos distintos:

  • Sem sistema de segurança – neste modo não existem utilizadores definidos. Todos os utilizadores são administradores isto é, acedem de forma ilimitada à informação presente no sistema;
  • Com sistema de segurança ativado – neste modo cada utilizador deve estar registado na Consola de Administração. Cabe ao administrador do sistema, a definição dos utilizadores e respetivo perfil.

Criar um utilizador de sistema

Aceder à Consola de Administração e Painel de Informações | clicar em Novo Utilizador

Utilizador Defina um código para o utilizador.
Nome Indique o nome do utilizador
E-mail O e-mail associado ao utilizador.
Login Windows Permite associar o utilizador do sistema operativo Windows ao utilizador do sistema WISEDAT. Desta forma é possível usar a Autenticação Windows.
Perfil Omissão É o perfil que se aplica ao utilizador quando não se encontra nenhum perfil definido, por exemplo, o perfil de utilização na Consola de Administração. Só é válido para utilizadores não administradores. Saiba mais no tópico de ajuda: Criar um perfil de Utilizador. (Disponível a partir da edição Professional)
Administrador Indica se o utilizador é administrador. Esta parametrização não faz qualquer limitação nos acessos à aplicação.
Utilizador não pode alterar a password Indica se o utilizador pode alterar a password.
Utilizador activo Caso o utilizador em questão deixe de estar ativo, retire a validação.
Permitir acesso aos Pontos de Venda (POS) Indica se o utilizador pode ou não aceder ao módulo POS.
Data Protection Officer (DPO) – RGPD Permite consultar e editar os dados pessoais, consultar acessos etc, no âmbito do RGPD. Para validar esta parametrização e perfil de administrador terá que estar ativo. Para mais informações aceda ao tópico de ajuda: Proteção de dados. (Módulo opcional para a edição Advanced)
Permissões Área onde se determina quais as empresas que o utilizador pode abrir e com que perfil. Apenas pode indicar 1 perfil por empresa. (Disponível para empresas com mais do que uma base de dados)

Definir a palavra-passe por utilizador

Quando o utilizador entra pela primeira vez na aplicação, é possível definir a palavra-passe aquando do login.

Insira a palavra-passe e confirme, por fim faça novamente o login para entrar na aplicação.

 

Consulte mais informações no tópico de ajuda: Restaurar a palavra-chave do administrador

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