Como inserir faturas de fornecedores?
O Wisedat Comercial permite que insira faturas e outros documentos relativos aos fornecedores, de forma a regularizar os stocks (entrada de stock). Todavia consoante os dados inseridos tem acesso à análise do histórico de compras, evolução dos preços de compra de cada um dos fornecedores, compras mensais, comparação de compras e a relatórios para uma análise mais detalhada, entre outros aspetos.
Emissão do documento
Na barra de tarefas em cima aceda a:
- Fornecedores/compras;
- Nova compra.
Aquando da emissão da fatura tenha em consideração os seguintes aspetos.
Data | Neste campo deverá indicar a data do documento de fornecedor (origem). |
Vencimento | Este campo é relativo à data de vencimento do documento de fornecedor. |
Doc. Externo | Neste campo deverá inserir o número do documento de origem, este campo encontra-se disponível na listagem.
Caso pretende que este campo se torne obrigatório, aceda a Preferências | Fornecedores/Compras e valide a opção: Obrigatório identificar documento do fornecedor. |
Nota: Os documentos de fornecedores não têm que ser inseridos com uma ordem cronológica sequencial.
Opções disponíveis
Imprimir | Para imprimir documento, ou imprimir e criar novo documento. |
Enviar o documento por email. | |
Operações | Estornar documento – Estornar documento para uma nota de crédito.
Anular documento – Anula o documento, operação irreversível. Encargos – Adicionar encargos, associando um documento. Painel de Informações – Tem acesso ao Painel de Informações da Entidade. Mostrar Observações – Observações da Entidade a constar na listagem de fornecedores ou pode apenas atualizar as observações. Anexos – Adiciones documentos externos ou imagens; Campos do utilizador – Pode adicionar outros campos; Liquidações – Tenha acesso à rastreabilidade das liquidações. |
Cabeçalho
Entidade/Designação | Insira o fornecedor clicando na lupa ou utilizando o atalho F4. Caso ainda não tenha criado o fornecedor, clique no drill-down Entidade. |
Empresa | Por omissão surge a morada principal indicada na ficha de fornecedor, no entanto caso pretenda alterá-la clique no ícone seta e indique uma das moradas alternativas indicadas na ficha. |
Contribuinte | Contribuinte associado ao fornecedor, ao clicar no ícone visto, pode validar os dados a partir da base de dados VIES. |
Documento Externo | Referencie o número de documento original de fornecedor. |
Desconto de Entidade | Por omissão é aplicado o desconto em percentagem aplicado na ficha de entidade. No entanto caso a ficha de entidade não tenha essa informação, pode aplicar esse desconto aquando da emissão do documento. |
Desconto Financeiro | Insira um desconto em percentagem ou valor, clicando na ícone calculadora. O desconto valor irá ser convertido em percentagem. |
Linhas do documento
Grelha | Pressione em F4 de forma a ter acesso à lista de artigos. Em alternativa pode inserir o código de artigo, que este é inserido de forma automática. Caso o artigo ainda não esteja criado, insira um código e escolha a opção Criar artigo.
Ao inserir os artigos na grelha ser-lhe-ão apresentadas informações acerca do peso bruto, peso líquido, número de artigos; quantidade total; descrição e stock geral; |
Importar linhas | Copiar linhas – Copiar linhas de outros documentos;
Converter linhas – Ao converter linhas irá surgir informação do documento de origem. Poderá converter de forma total ou parcial. Importar CSV – Importação de linhas a partir de ficheiro CSV devidamente tratado. Importar contagem – Importação do ficheiro oriundo da aplicação Wisedat Inventory. Importar pesagem – Importação do ficheiro proveniente do módulo Wisedat Balanças de Grande Porte. |
Informações
Informações entidade/artigo | A partir deste atalho consegue consultar informação geral acerca do artigo: tipo de artigo; composição, família, PVP1, preço de custo médio e stock total. Assim como informação mais detalhada através:
|
Informações artigo | A partir deste painel pode consultar toda a informação relacionada com o artigo, editar a ficha do artigo, imprimir o extrato, o relatório de vendas e compras, efetuar nova venda, encomenda de cliente ou fornecedor, fazer o registo de compra de fornecedor, movimentar stock ou recalcular.
Dashboard – Consulte de forma rápida o valor das vendas do artigo, encomendas pendentes de clientes e fornecedores, vendas e compras mensais; Extrato do artigo – Consulte todos os movimentos do artigo e imprima ou envie por email; Vendas – Neste separador é possível consultar a relação de vendas do artigo; Compras – Neste separador é possível consultar a relação de compras do artigo; Encomendas de clientes ou fornecedores – Consulte todas as encomendas efetuadas por clientes, ou a fornecedores detalhando a sua pesquisa através dos filtros disponíveis; Movimentos de stocks – Consulte os movimentos de stock, refinando a pesquisa através do filtro; Stock nos armazéns – A quantidade de stock em cada um dos armazéns; Promoções – Todas as promoções aplicadas ao artigo com a indicação da data de início e fim; Fornecedor – Consulte os fornecedores a quem comprou o artigo e compare o preço de referência, desconto, o desconto da última compra, assim como o prazo de entrega. |
Outros campos | Neste separador tem acesso ao Painel de informações, poderá alterar a taxa de IVA, PVP’s, Preço de compra, aplicar desconto financeiro em percentagem em valor ou percentagem ou aplicar descontos sucessivos (até 5). Associar a compra de um artigo a um projeto e adicionar um valor adicional.
Informações acerca do Inventário, armazém e todos os movimentos do artigo. De acordo com o tipo de gestão do artigo, ser-lhe-ão apresentadas informações como: Ecovalor, Número de série, etc. |
Outras Condições
Modo Pagamento | Selecione o método de pagamento utilizado. É possível adicionar outros modos de pagamento clicando no drill-down. |
Condição de pagamento | Indique a condição de pagamento, por omissão o Wisedat disponibiliza diversas condições, no entanto é possível adicionar outras condições, clique no drill-down. |
Tipo de Mercado | Indicação do tipo de mercado. |
Responsável | Atribua um responsável a todo o documento. |
Secção | Selecione uma das opções disponíveis:
Adicione outras opções através do drill-down. |
Projeto | Indique o Projeto, pode criar a novos Projetos a partir do drill-down. |
Moeda | Indique a moeda de transação, indicando o valor de câmbio. |
Observações
Nesta área pode adicionar notas a surgir na impressão do documento.
Impressão
Relatório – Escolha o modelo de impressão;
Nº de Vias – Defina o número de vias a imprimir;
Opções:
- Pré-visualizar – Selecione esta opção para visualizar o documentos em PDF;
- 2ª Via – Para imprimir apenas a 2ª via.
Clique em imprimir para concretizar as ações indicadas.
Para terminar a tarefa execute um destes passos:
- Rascunho e sair – Sai do editor do documento, mantendo o documento em aberto para posteriores atualizações. Não é possível imprimir o documento neste estado.
- Fechar e sair – Fecha o documento, não podendo ser efetuada nenhuma alteração de relevância fiscal.
- Algumas das opções apresentadas não se encontram disponíveis em todas as edições ou poderão estar presentes apenas em módulos específicos.
- Caso não pretenda identificar o documento de origem aceda a: Sistema | Preferências | Fornecedores/Compras e retire a validação da opção: Obrigatório identificar o documento do fornecedor.