Como inserir faturas de fornecedores?

A partir do Wisedat Comercial é possível inserir as faturas e outros documentos relativos aos fornecedores, de forma a regularizar os stocks e para que possa analisar todo o seu histórico de compras e assim analisar a evolução dos preços de compra de cada um dos fornecedores, compras mensais, comparação de compras, relatórios para uma análise mais detalhada, entre outros aspetos.

 

Saiba como criar um fornecedor aqui.

 

Emissão do documento

Na barra de tarefas em cima aceda a:

  1. Fornecedores/compras;
  2. Nova compra.

Aquando da emissão da fatura tenha em consideração os seguintes aspetos.

Data –  Data do documento de fornecedor;

Vencimento – Data de vencimento do documento de fornecedor;

Introdução – Data em que introduziu o documento. Não é possível alterar esta data, por omissão é introduzida a data de sistema. (Ou de acordo com a parametrização no menu Sistema | Preferências).

Opções disponíveis

Imprimir – Para imprimir documento, ou imprimir e criar novo documento.

Email – Enviar o documento por email:

Operações – Através desta opção, pode efetuar as seguintes operações:

  • Estornar documento – Estornar documento para uma nota de crédito.
  • Anular documento – Anula o documento, operação irreversível.
  • Encargos – Adicionar encargos, associando um documento.
  • Painel de Informações – Tem acesso ao Painel de Informações da Entidade.
  • Mostrar Observações – Observações da Entidade a constar na listagem de fornecedores ou pode apenas atualizar as observações.
  • Anexos – Adiciones documentos externos ou imagens;
  • Campos do utilizador – Pode adicionar outros campos;
  • Liquidações – Tenha acesso à rastreabilidade das liquidações.

 

Cabeçalho

Entidade/Designação Insira o fornecedor clicando na lupa ou utilizando o atalho F4. Caso ainda não tenha criado o fornecedor, clique no drill-down Entidade, saiba mais.
Empresa Por omissão surge a morada principal indicada na ficha de fornecedor, no entanto caso pretenda alterá-la clique no ícone seta e indique uma das moradas alternativas indicadas na ficha.
Contribuinte Contribuinte associado ao fornecedor, ao clicar no ícone visto, pode validar os dados a partir da base de dados VIES.
Documento Externo  Referencie o número de documento original de fornecedor. Este campo encontra-se disponível para pesquisa na listagem de documentos.
Desconto de Entidade Por omissão é aplicado o desconto em percentagem aplicado na ficha de entidade. No entanto caso a ficha de entidade não tenha essa informação, pode aplicar esse desconto aquando da emissão do documento.
Desconto Financeiro Insira um desconto em percentagem ou valor, clicando na ícone calculadora. O desconto valor irá ser convertido em percentagem.

Linhas do documento

Grelha Pressione em F4 de forma a ter acesso à lista de artigos. Em alternativa pode inserir o código de artigo, que este é inserido de forma automática. Caso o artigo ainda não esteja criado, insira um código e escolha a opção Criar artigo.

Ao inserir os artigos na grelha ser-lhe-ão apresentadas informações acerca do peso bruto, peso líquido, número de artigos; quantidade total; descrição e stock geral;

Importar linhas  Copiar linhas – Copiar linhas de outros documentos;

Converter linhas – Ao converter linhas irá surgir informação do documento de origem. Poderá converter de forma total ou parcial.

Importar CSV – Importação de linhas a partir de ficheiro CSV devidamente tratado.

Importar contagem – Importação do ficheiro oriundo da aplicação Wisedat Inventory.

Importar pesagem – Importação do ficheiro proveniente do módulo Wisedat Balanças de Grande Porte.

Informações

Informações entidade/artigo A partir deste atalho consegue consultar informação geral acerca do artigo: tipo de artigo; composição, família, PVP1, preço de custo médio e stock total. Assim como informação mais detalhada através:

  • Dashboard – Visualize as compras mensais, o valor gasto relativamente ao período homólogo e as encomendas pendentes;
  • Extrato do artigo – Aqui pode consultar a relação de documentos de venda, refine a sua pesquisa utilizando os filtros disponíveis. Caso pretenda é possível imprimir.
  • Compras – Consulte o total de impostos, líquidos e a quantidade total em compras, assim como os documentos emitidos, detalhando a pesquisa através do filtro. Também é possível imprimir o relatório.
  • Encomendas – Consulte a quantidade de encomendas reservada, satisfeita e a quantidade encomendada e todas as encomendas efetuadas.
Informações artigo A partir deste painel pode consultar toda a informação relacionada com o artigo, editar a ficha do artigo, imprimir o extrato, o relatório de vendas e compras, efetuar nova venda, encomenda de cliente ou fornecedor, fazer o registo de compra de fornecedor, movimentar stock ou recalcular.

Dashboard – Consulte de forma rápida o valor das vendas do artigo, encomendas pendentes de clientes e fornecedores, vendas e compras mensais;

Extrato do artigo – Consulte todos os movimentos do artigo e imprima ou envie por email;

Vendas – Neste separador é possível consultar a relação de vendas do artigo;

Compras – Neste separador é possível consultar a relação de compras do artigo;

Encomendas de clientes ou fornecedores – Consulte  todas as encomendas efetuadas por clientes, ou a fornecedores detalhando a sua pesquisa através dos filtros disponíveis;

Movimentos de stocks – Consulte os movimentos de stock, refinando a pesquisa através do filtro;

Stock nos armazéns – A quantidade de stock em cada um dos armazéns;

Promoções – Todas as promoções aplicadas ao artigo com a indicação da data de início e fim;

Fornecedor – Consulte os fornecedores a quem comprou o artigo e compare o preço de referência, desconto, o desconto da última compra, assim como o prazo de entrega.

Outros campos Neste separador tem acesso ao Painel de informações, poderá alterar a taxa de IVA, PVP’s, Preço de compra, aplicar desconto financeiro em percentagem em valor ou percentagem ou aplicar descontos sucessivos (até 5). Associar a compra de um artigo a um projeto e adicionar um valor adicional.

Informações acerca do Inventário, armazém e todos os movimentos do artigo.

De acordo com o tipo de gestão do artigo, ser-lhe-ão apresentadas informações como: Ecovalor, Número de série, etc.

Outras Condições

Modo Pagamento Selecione o método de pagamento utilizado. É possível adicionar outros modos de pagamento clicando no drill-down.
Condição de pagamento Indique a condição de pagamento, por omissão o Wisedat disponibiliza diversas condições, no entanto é possível adicionar outras condições, clique no drill-down.
Tipo de Mercado Indicação do tipo de mercado.
Vendedor Atribua um vendedor a todo o documento.
Secção Selecione uma das opções disponíveis:

  • Venda a Retalho;
  • Venda a Grossistas.

Adicione outras opções através do drill-down.

Projeto Indique o Projeto, pode criar a novos Projetos a partir do drill-down.
Moeda Indique a moeda de transação, indicando o valor de câmbio.

Observações

Nesta área pode adicionar notas a surgir na impressão do documento.

Impressão

Relatório – Escolha o modelo de impressão;

Nº de Vias – Defina o número de vias a imprimir;

Opções:

  • Pré-visualizar – Selecione esta opção para visualizar o documentos em PDF;
  • 2ª Via – Para imprimir apenas a 2ª via.

Clique em imprimir para concretizar as ações indicadas.

Para terminar a tarefa execute um destes passos:

  • Rascunho e sair – Sai do editor do documento, mantendo o documento em aberto para posteriores atualizações. Não é possível imprimir o documento neste estado.
  • Fechar e sair – Fecha o documento, não podendo ser efetuada nenhuma alteração de relevância fiscal.

 

  • Algumas das opções apresentadas não se encontram disponíveis em todas as edições ou poderão estar presentes apenas em módulos específicos.
  • Caso não pretenda identificar o documento de origem aceda a: Sistema | Preferências | Fornecedores/Compras e retire a validação da opção: Obrigatório identificar o documento do fornecedor

 

Disponível a partir da edição Professional.

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