Circuito de faturação
Tipos de documentos
Existem diversos tipos de documentos que são emitidos de acordo com a atividade e o propósito de cada empresa.
Os amplamente utilizados são:
- Fatura – Documento que comprova a aquisição de um bem ou de um serviço.
- Fatura-Recibo – Documento que comprova a aquisição e liquidação de um bem ou de um serviço.
- Fatura Simplificada – Também comprova a aquisição e liquidação de um bem ou serviço, no entanto só pode ser emitidas para operações em território nacional e tem limites de valores.
- Nota de Débito e Crédito – Documentos retificativos de fatura.
- Recibos – Comprovativo de liquidação.
- Guia de Transporte – Documento que acompanha a circulação de mercadorias.
- Orçamento ou Fatura Proforma – Documentos tipo cotação, apresentam um estimativa de custos/valores.
- Nota de Encomenda – Documento que valida o pedido do cliente.
Venda
A emissão de uma Fatura nem sempre é um ato isolado, muitas das vezes é necessário todo um procedimento até se chegar ao ato de faturar.
O circuito completo de uma mercadoria pressupõe a existência de stock, um pedido de cotação, mediante a aceitação do Orçamento, uma Nota de Encomenda, a entrega da mercadoria e por fim a emissão de fatura.
Como efetuar uma entrada de stock?
A entrada de stock de mercadoria pode ser efetuada a partir de um documento de entrada de stock, ou um documento de fornecedor.
Para emitir um documento de fornecedor aceda ao Wisedat Comercial e na barra de tarefas (em cima), selecione Fornecedores/Compras e clique em Nova Compra.
De modo a emitir um documento de entrada de stock, selecione a opção Inventário na barra de tarefas e clique na opção Novo movimento.
Como emitir um Orçamento ou Fatura Proforma?
No Wisedat Comercial, na barra de tarefas aceda ao menu Clientes/Vendas e selecione a opção Novo Orçamento.
Como emitir uma Nota de encomenda?
É mesmo procedimento indicado anteriormente, selecionando a opção Nova Encomenda.
Como emitir um documento de transporte?
Siga os passo anteriormente indicados e selecione a opção Nova guia, estas podem ser comunicadas por webservice, SAF-T(PT) ou por telefone.
Elementos obrigatórios das faturas
As faturas ou documentos equivalentes de acordo com o artigo 36º do CIVA deverão:
- Ser numeradas e datadas sequencialmente;
- Identificação completa do fornecedor e do cliente (nome, morada e número de identificação fiscal);
- Designação dos bens e/ou serviços transacionados;
- Preço líquido de imposto e todos os elementos, de forma a determinar o IVA a apurar, discriminado por cada taxa em utilização.
Como emitir uma fatura
Dependendo do seu segmento de negócio, emita faturas a partir do Wisedat Comercial, Wisedat POS Retail e Wisedat POS Restaurant.
No Wisedat Comercial, na barra de tarefas aceda ao menu Clientes/Vendas e selecione a opção Nova Venda.
Liquidação de documentos
Poderá efetuar a liquidação de documentos de diversas formas, emitindo um só recibo total ou parcial relativo a diversas faturas, um recibo total ou parcial relativo a um só documento ou emitir apenas um recibo relativo a uma fatura.
De forma a proceder à liquidação, aceda à listagem de Documentos de Clientes, selecione o documento em questão e clique com o botão direito do rato de forma a aceder ao menu de contexto, por fim selecione a opção Liquidar.
Converter documentos
No Wisedat é possível converter cada um dos documentos ou converter vários documentos num só documento de destino.
De modo a converter um documento, aceda a listagem de Documentos de Clientes, indique o tipo de documentos a consultar.
Selecione o documento a ser convertido e clique com o botão direito do rato de forma a aceder ao menu de contexto, por fim selecione a opção Converter.
Anular documentos
A anulação de um documento deve ser feita, quando o documento ainda não foi entregue ao destinatário dos bens, ou ainda não foi exportado para o ficheiro SAF-T(PT).
Para anular aceda à listagem de Documentos de Clientes, indique o tipo de documentos, selecione o documento que pretende anular, clique com o botão direito do rato, para aceder ao menu de contexto e por fim, clique na opção Anular.
Estornar documentos
O estorno de documento pode ser efetuado de forma total ou parcial. Para proceder ao estorno total apenas tem de aceder à listagem de Documentos de Clientes, selecionar o documento e no menu de contexto clicar na opção Estornar.
Estornar documentos parcialmente
Para estornar apenas algumas linhas do documento de origem, deve selecionar o documento de destino (Nota de Crédito ou Nota de Crédito (Devolução)), a cima da grelha de venda clique na opção Importar linhas | Converter linhas, indique o documento de origem e selecione a linhas e quantidades a estornar.
Exportar SAF-T (PT)
O SAF-T (PT) (Standard Audit File for Tax Purposes – Portugal Version) é um ficheiro normalizado de exportação para comunicação à Autoridade Tributária.
Através deste ficheiro comunica à Autoridade Tributária todos os documentos com relevância fiscal provenientes das atividades e transações comerciais que as
empresas realizam.
Quais o documentos a comunicar?
Através deste ficheiro são comunicados obrigatoriamente à Autoridade Tributária todos os
documentos do tipo Fatura, Fatura-Recibo, Fatura Simplificada, Nota de Crédito e Débito e Recibos, no caso de empresas abrangidas pelo regime de IVA de caixa. E ainda os Documentos de Transporte, Orçamentos, Faturas Proforma, Folhas de Obra, Notas de Encomenda, entre outros que são documentos que permitam a conferência de preços e bens.
Para exportar o SAF-T (PT) no Wisedat Comercial aceda ao menu Geral da barra de tarefas e selecione a opção Exportar SAF-T (PT).
- O documento de entrada de stock ou equivalente pode ser convertido para documentos de clientes, permitindo uma sequência e interligação lógica.
- Caso tenha dado entrada de artigos através de uma fatura de fornecedor, não é necessário dar entrada com documento de stock.
- Os documentos de fornecedor, não podem ser convertidos em documentos de clientes e stocks.