ATCUD – Como comunicar as Séries no POS Retail
Como criar uma nova Série?
As novas séries deverão ser criadas no backoffice Wisedat Comercial. Saiba mais em Séries documentais e ATCUD.
Como ativar o ATCUD?
Para ativar o ATCUD no WISEDAT POS Retail, clique em Configurações (roda dentada no canto inferior esquerdo), aceda ao separador Autoridade Tributária e valide a opção Ativar ATCUD.
Comunicar Série por webservice
Para a comunicação de Séries por webservice é necessário que crie um subutilizador no Portal das Finanças, ou que atualize as permissões validando a opção: WSE – Comunicação e Gestão de séries por Webservice.
Posteriormente, introduza as credenciais de subutilizador.
Comunicação da série
Para comunicar a série documental aceda ao formulário Alterar tipo de documento.
Ao selecionar o tipo de documento e a série poderá visualizar se já existe código de validação. Caso contrário, clique em ATCUD para comunicar a série documental.
Quando a série é comunicada, na área de seleção do documento surge o código de validação da série documental.
Na impressão do documento poderá visualizar o ATCUD próximo do QR Code.
- Os utilizadores que personalizaram os modelos de impressão de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, deverão passar a utilizar os modelos de impressão de sistema de forma a garantir que todos os elementos obrigatórios sejam disponibilizados;
- Erros mais comuns na comunicação de séries por webservice;
- As comunicações por webservice requerem o BASIC Plan ativo;
- A ativação do ATCUD está disponível para as licenças que tenham o BASIC Plan ativo a partir de 1 de janeiro de 2023.