Como anular uma fatura através de uma Nota de Crédito

Quando existe uma devolução ou erros, deve anular ou estornar o documento com uma nota de crédito.

Estorno total do documento

Aceda à listagem de documentos Aponte para o documento em questão, clique com botão direito do rato para aceder ao menu de contexto e escolha a opção Estornar.

 

Após selecionar a opção indicada irá surgir a seguinte janela, indique o motivo do estorno.

Data a atribuir ao novo documento
  • Data do último documento – É definida uma data e hora de acordo com o último documento lançado;
  • Definida pelo utilizador – Caso opte por esta opção, deve introduzir a data e hora;
  • Data do sistema – É atribuída a data e hora do sistema.
Opções
Incluir informação do documento de origem Esta opção aparece validada por omissão, aconselhamos que inclua sempre a informação relativa ao documento de origem.
Não incluir informação do documento de origem Caso pretenda não incluir informação do documento de origem, valide esta opção.
Agrupar documento por entidade Se estornar os documento em lote pode agrupá-los por entidade.
Fechar documento Se não pretender efetuar alterações ao documento, valide esta opção.

Adicione motivos de estorno clicando no drill-down Motivo.

Caso não pretenda fazer qualquer alteração à Nota de Crédito selecione a opção, Imprimir. Para efetuar alterações selecione uma das seguintes opções Editar ou Sair, de forma a manter o documento de rascunho.

 

Devolução parcial

Se se trata de uma devolução parcial, isto é quando o cliente devolve apenas algumas parcelas do documento, selecione um documento Nota de Crédito, clique em Importar linhas e na opção Converter linhas.

Selecione o documento que pretende fazer a devolução parcial.

Na coluna Quantidade indique a quantidade de artigos a serem entregues e clique no botão Sat.

De forma a tornar a sua pesquisa mais detalhada, utilize os filtros disponíveis.

Por fim, clique em Converter.

Regularização do Extrato de Conta Corrente

Ao realizar esta operação o valor fica em crédito e pode ser descontado na próxima liquidação. No entanto caso pretenda, a regularização imediata emita um documento de liquidação.

  1. Aceda ao Painel de entidade;
  2. Clique no ícone (+) Liquidações;
  3. Emita um Recibo da Nota de Crédito e Fatura.
Atenção

  • Ao estornar um documento na sua totalidade, tem que ter atenção, deve selecionar sempre o documento em questão e clicar na opção estornar;
  • Quando se trata de uma Devolução Parcial, selecionar a Nota de Crédito, de acordo com o documento emitido e efetuar o procedimento anteriormente descrito;
  • Se selecionar uma Nota de Crédito Devolução (por exemplo) e clicar em transformar linhas, os únicos documentos que surgem são as Faturas/Recibos.

 

 

Estorno parcial a partir da edição Professional.

 

Consulte as normas legais acerca das Notas de Crédito

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