Como gerir avenças?

As avenças têm como objetivo calendarizar o envio recorrente de faturas (ou documentos equivalentes) durante um determinado período de tempo e frequência.

Profissionais liberais, empresas de serviços, gabinetes de arquitetura, escritórios de advogados, arrendatários, coletividades ou associações, contratos de manutenção etc, normalmente recorrem a este tipo de gestão.

Como definir uma avença?

Aceda ao WISEDAT Comercial e no menu Clientes/Vendas crie uma Nova avença. Atribua um código e um nome, o cliente em questão e preencha os restantes campos, destacamos que:

  • Pode escolher entre vários documentos de destino: fatura, guia de transporte, orçamento, etc;
  • A periodicidade: mensal, bimestral, trimestral, etc;
  • Alerta de processamento de avenças, para processamentos automáticos;
  • Indicar numa linha do documento, a que mês, ano, período se refere a avença, utilizando as TAGs.

Agendamento de avenças

Quando está a criar a avença pode agendar o processamento de acordo com o que mais lhe convier, pois dispõe de vários períodos: Mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual ou definir o intervalo de dias em que pretende processar a avença. Também pode indicar a data de processamento do primeiro e próximo processamento.

Emitir documentos

Existem duas possibilidades para processar as avenças, manualmente acedendo ao assistente de Processamento de Avenças ou de forma automática caso tenha validado a opção Avisar (Nº Dias).

Assistente de processamento de Avenças

O assistente permite num só passo processar inúmeras avenças para vários clientes, poupando assim largas horas de trabalho na emissão de documentos, pois através deste assistente pode editar, imprimir ou enviar por email vários documentos de diversos clientes(documentos não fechados).

Avenças automáticas

Se aquando do preenchimento da avença validou a opção Avisar (Nº Dias), o sistema WISEDAT emite um alerta automático a indicar que tem de processar a/as avenças. Pode processar de imediato ou processar passado um determinado período de tempo.

Quais os documentos de destino das avenças?

Podem emitir diversos documentos periodicamente, por exemplo: Faturas, Guias, Orçamentos, Notas de Crédito, etc.

Envio de documentos por email

Quando processa as avenças pode imprimir, editar e enviar via email.

As avenças têm validade?

Defina a validade, pode indicar a data exata de término da avença.

Para que servem as TAGs?

Se pretende que seja incluída uma linha no documento com indicação do período a que a avença se refere, utilize uma das TAGs MÊS, ANO, ou PERÍODO.

Posso atualizar a avença a qualquer momento?

Sim, a qualquer momento pode atualizar as configurações da avença.

Posso gerar pagamentos via Referência Multibanco?

Sim, é possível gerar pagamentos via Referência Multibanco e incluir uma referência para pagamentos pendentes.

A gestão de avenças está incluída a partir de que edição?

Está incluída a partir da edição Simple.

A partir da Gestão de Avenças podemos simplificar e automatizar o processo de faturação periódica.

Para mais informações consulte o seguinte Gestão de Avenças

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