8 razões para investir numa Loja online
Por quê uma loja online?
É uma realidade, o comércio online em Portugal está expansão, são cada vez mais as pessoas que fazem as suas compras online. Se em 2013 eram gerados 2,63 milhões de vendas, em 2018 o valor mais que duplicou, passou para 5,60 milhões.
Por que é que há cada vez mais pessoas a optar por E–Commerce?
Pois possui inúmeras vantagens, entre as quais destacamos:
- Comodidade;
- Privacidade;
- Partilha de experiências e opiniões;
- Preços competitivos;
- Campanhas exclusivas;
- Acesso ao histórico de compras, conta-corrente, etc.
8 vantagens para o seu negócio
- Está onde estão os seus clientes;
- Risco financeiro e custos reduzidos;
- Alcance mundial;
- Aberto 24h/dia – 365 dias por ano;
- Horário flexível e possibilidade de trabalhar através de qualquer local;
- Maior rentabilização do stock;
- Menor esforço operacional;
- Custo de publicitar online é menor e tem maior alcance geográfico.
Alguns pontos a ter em consideração
Tal como acontece com o comércio tradicional, o comércio online também tem algumas desvantagens. Por isso, precisa de estar atento para que as possa contornar da melhor forma. Por exemplo, é impossível experimentar artigos de E–Commerce, a maior parte das vezes são cobrados custos de envio, o tempo de espera é naturalmente maior. No que toca à devoluções, a dificuldade acresce, as formas de pagamento nem sempre são acessíveis a todos os potenciais compradores e há sempre a probabilidade de danificar o artigo na entrega ou haver atrasos.
No entanto, todos estes cenários são contornáveis, e é sempre possível manter o cliente satisfeito, mesmo que haja algo que corra menos bem. Aplicando um desconto numa próxima compra, oferecendo um pequeno brinde, ou simplesmente enviar um pedido de desculpa mais formal a explicar porque é que a experiência do cliente não foi tão positiva Aqui dê aso a sua imaginação e tente surpreender os seus clientes da melhor forma.
Implemente a sua loja online tendo em consideração os seguintes aspetos
Aspeto | Descrição | Produtos | Definição do produto/serviço e custos associados, analise o público-alvo e concorrência |
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Integração de Sistemas | Procure um sistema que dê resposta aos seguintes cenários:
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Logística | Tenha em consideração os seguintes aspetos: Entrada, Armazenamento, Embalagem e Transporte | |
Transportes | Países e parceiros de entrega. | |
Métodos de pagamentos |
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Serviço ao Cliente |
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Plataforma E–Commerce – | Escolha uma plataforma que permita dar resposta às suas necessidades, que contemple:
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Estratégia de Marketing Digital | Proposta única de valor. |
WISEDAT for E-Commerce
A WISEDAT poderá ajudá-lo nalguns pontos apresentados, pois disponibilizamos o WISEDAT for E-Commerce que permite uma automatização do processo da venda online. Permite que a gestão da loja online seja praticamente efetuada no lado do WISEDAT, poupando largas de horas no processamento de encomendas, no controlo de stocks, na criação de artigos (simples e compostos), categorias, imagens, atualização de preços, envio da fatura PDF para a área de cliente, etc.
O WISEDAT for E-Commerce encontra-se disponível para as plataformas WooCommerce e Magento.
WISEDAT API
Caso pretenda sincronizar o WISEDAT com outra plataforma E-Commerce pode utilizar a WISEDAT API, disponível para as edições Professional e Advanced, saiba mais.
Legislação para E–Commerce
Tal como acontece no comércio tradicional é necessário que tenha em consideração alguns aspetos legais, portanto aconselhamos que faça uma leitura atenta ao Decreto-lei 24/2014, de 14 de fevereiro, dando destaque aos artigos:
- Artigo 7º – (…) é obrigatória a indicação, de forma clara e legível, (…), da eventual existência de restrições geográficas ou outras à entregas e aos meios de pagamento aceites.
- Artigo 10º – O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, (…), e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias (…).
- Artigo 11º – (…), o fornecedor de bens ou prestador de serviços, acusa, no prazo de 24 horas, ao consumidor a receção da declaração de resolução em suporte duradouro.
- Artigo 12º- 1 – No prazo de 14 dias, (…) o fornecedor de bens ou prestador de serviços deve reembolsar o consumidor de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do bem nos termos no nº2 do artigo 13º.
- Artigo 12º- 2 – O reembolso dos pagamentos deve ser feito através do mesmo meio de pagamento que tiver sido utilizado pelo consumidor na transação inicial, (…).
- Artigo 12º- 3 – O fornecedor do bem não é obrigado a reembolsar os custos adicionais de entrega quando o consumidor solicitar, expressamente, uma modalidade de entrega diferente (…).
- Artigo 17º – 1 – Salvo acordo das partes em contrário, o consumidor não pode resolver livremente contratos de: c) Fornecimento de bens confecionados de acordo com especificações do consumidor ou manifestamente personalizados.
Aguardamos o seu feedback! Para mais informações contacte-nos.